Em decorrência do estado de calamidade pública do Rio Grande do Sul (RS), os moradores afetados pelas chuvas e enchentes já podem levantar parte dos seus fundos de garantia com o saque-calamidade do FGTS.
O saque-calamidade do FGTS é voltado para auxiliar cidadãos que vivenciam desastres naturais. Com o decreto das cidades e do estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecido pelo governo federal, a Caixa Econômica, responsável pelo FGTS, libera parte do fundo de garantia dos trabalhadores para que possam ter auxílio financeiro para passar por essa situação.
Podem levantar os valores do saque-calamidade do FGTS aqueles com valores disponíveis no fundo de garantia, com saque limitado a R$ 6.220.
O saque pode ser feito de forma online, pelo aplicativo do FGTS. Veja como levantar os valores do saque-calamidade do FGTS:
- Entre no app, faça login no seu cadastro e clique na opção “meus saques”;
- Selecione “Outras Situações de Saques” e Saque “Calamidade Pública”;
- Encontre e escolha o munícipio de sua residência e clique em “Continuar”;
- Escolha como quer receber seu FGTS: crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou sacar presencialmente (mas considere que as agências tradicionais podem estar fechadas em decorrência de calamidade pública e o saque pode ser feito em outras agências, fora a sua original);
- Realize o upload dos documentos requeridos;
- Finalize sua solicitação.
A Caixa realizará a análise da solicitação e o valor será creditado na conta indicada, caso essa seja a opção de escolha do solicitante.