Nessa reta final do ano, a direção que tem sido passada aos gestores é trabalhar nessas duas vertentes essenciais no sucesso de qualquer operação, no sucesso de qualquer organização – planejamento estratégico e orçamento.
Em nossas abordagens mencionamos o aspecto vinculado ao período do ano em que estamos, e a importância de podermos preparar esse planejamento e orçamento para o próximo ano; mas não inviabilizando, e sim reforçando a necessidade desses procedimentos, de maneira pontual quando, por exemplo, surge independentemente da época, uma boa oportunidade de negócio. O fato de ser uma oportunidade excelente, tem a materialização em rentabilidade e lucratividade, base em competentes planejamento e orçamento.
Muitas vezes,os questionamentos apresentados tem relação a explorarmos a vinculação do planejamento e do orçamento, ou seja, como e onde eles trabalham em conjunto? Esclarecemos que a questão deve ser vista “um andar acima” ao fato de trabalhar em conjunto, e sim deve ser analisada quanto a integração total, dependência total, desses dois conceitos. Exemplo, definimos objetivos, ações para alcançá-los, definimos o tempo para esse alcance, prevemos variáveis e a forma de contorná-las.
Definições prontas, é necessário partir para a execução, e aí, passamos a ter como componente intrínseco do planejamento, a análise dos recursos já disponíveis, sejam materiais, profissionais, ou, financeiros, ou, que serão necessários no curso do projeto. Aqui, figurativamente, tem enquadramento o jargão “não viaje, tenha pé no chão”, ou seja, a integração entre planejamento estratégico e orçamento, está vinculada a viabilidade do plano, ao seu reacional quanto a executabilidade, se for algo mirabolante perante a realidade do negócio, da empresa, podemos ter insucesso. Vamos começar com um planejamento estratégico responsável.
Parece simples, mas devemos considerar que na evolução das análises, aspectos internos e externos à organização, poderão ter a necessidade de planilhamento detalhado. Por exemplo, no planejamento focamos ampliar a participação no mercado em que atuamos, aumento do “market share”, para isso é preciso explorar, entender, mais ainda esse mercado, seus componentes, possíveis concorrentes, seus diferenciais, sua localização de maior demanda de consumo, seus produtos, preços, consumidores, perfis socioeconômicos e poder aquisitivo.
Levantamento realizado e conclusões pontuadas, voltamos para dentro de casa e avaliamos nossas condições competitivas frente a todos esses dados coletados. Estratégia alinhada, vamos em frente! Opa, tem um ponto importante, recursos. Temos time, profissionais, temos recursos financeiros e de infraestrutura para a operação? Sim Temos! Valorizados e com cronograma de desembolso? Sim temos!
Alinhado a tudo isso, ou seja, com um excelente planejamento estratégico, e com um excelente orçamento, é necessário definirmos quais os parâmetros, ou, indicadores de aceitabilidade dos eventos e dos resultados obtidos, bem como, a periodicidade de revisão e ações para possíveis correções.
Em nossos acompanhamentos junto às empresas, estamos associando e utilizando esses apontamentos de planejamento estratégico e orçamento, para trabalho em conjunto com os apontamentos de fluxo de caixa, contabilidade gerencial e contabilidade societária. É preciso que as empresas implantem, tenham, e utilizem uma política de controle, com o objetivo de eliminação de contingências de qualquer natureza, fortalecendo rentabilidade e lucratividade.
Sucesso no seu planejamento estratégico para 2025 e excelente suporte orçamentário para as ações do mesmo.