A contabilidade exige conhecimento, dedicação e responsabilidade por parte dos profissionais.
Estes profissionais lidam com pressões diárias por prazos apertados, jornadas longas e complexidade na aplicabilidade das legislações, normas contábeis e regulamentações técnicas.
Por outro lado, o contador precisa ser prestativo no atendimento aos clientes internos e externos, cumprir com as obrigações principais e acessórias para os órgãos governamentais, dentre tantas outras responsabilidades.
Diante dessa alta quantidade de obrigações e deveres, a rotina contábil pode gerar estresse, ansiedade, cansaço e doenças psicológicas, comprometendo a saúde mental dos profissionais.
A fim de aliviar todas essas tensões e trazer uma melhora para a saúde mental e corporal dos contadores, existem algumas dicas baseadas na neurociência cognitiva e na psicologia positiva.
Essas duas ciência podem contribuir e muito para a saúde desses profissionais, tendo em vista que oferecem mecanismos para ser resilientes ao lidar com os desafios e demandas inerentes da profissão, de uma forma mais positiva e produtiva. Confira quais são essas ferramentas:
- Praticar o autocuidado: cuidar de si próprio;
- Praticar o mindfulness: técnica de atenção plena que consiste em focar no momento presente;
- Cultivar emoções positivas: por meio disso, os profissionais podem se sentir mais alegres, esperançosos e orgulhosos;
- Desenvolver as forças pessoais: isso ajuda a enfrentar as adversidades, alcançar os objetivos e ter uma vida mais plena e significativa;
- Buscar equilíbrio entre vida pessoal e profissional: evita o esgotamento profissional e permite desfrutar de outras dimensões da vida.
Com informações do CONTADORES.CNT.BR