A poucos dias do maior evento de vendas do Brasil, a Black Friday é aguardada como promessa para aquecer o varejo. A expectativa para esse ano é de uma Black Friday ainda mais digital, com números ainda mais expressivos que os do ano passado. Não à toa, dados levantados pela Méliuz indicam que 71% dos consumidores pretendem comprar na data.
Para ajudar a entender as apostas para a temporada de descontos mais aguardada do ano, Babi Tonhela, sócia e gerente de produtos do Ecommerce na Prática, maior escola de e-commerce do Brasil, elenca as cinco principais tendências para o varejo na Black Friday 2021. Confira:
1- Ofertas atrativas
Babi avalia que, após a recessão de compras motivada pela pandemia, os consumidores estão com altas expectativas de compra para a Black Friday e esperam por ofertas atrativas. “É importante que varejistas invistam em formas variadas de aplicar ofertas. Opções como combos “compre um, leve dois” e descontos cumulativos podem ser boas apostas para o setor”.
2 – Boas condições de frete
Na corrida por quem entrega mais rápido, ganha aqueles que oferecem as melhores condições para o consumidor. “Frete grátis e agilidade na entrega são grandes tendências que vão permanecer e ganhar força na Black Friday”, garante a diretora.
3 – Compras cada vez mais online
Para Babi, mesmo com a retomada de comércios presenciais e com o avanço da vacinação, a tendência é de aumento nas compras online. “O varejo virtual e o comércio eletrônico devem permanecer em alta entre os consumidores, que estão cada vez mais digitais”.
4 – Omnichannel
Omnichannel, conceito que mescla os canais físico e online de uma empresa, será uma das grandes apostas para o varejo na data. “Lojas que querem se destacar, principalmente na Black Friday, tendem a investir nessa multiplicidade de canais para atingir o público alvo”, afirma a especialista.
5- Foco no atendimento
Disponibilizar qualidade no atendimento durante e no pós Black Friday é essencial para conquistar e fidelizar clientes. “Mesmo com a alta demanda de pedidos durante o período, é importante que varejistas se atentem a entender e solucionar as necessidades dos clientes. Com essa prática, além de resolver uma demanda operacional, poderão atrair novos clientes e fidelizar consumidores antigos”, finaliza.
Fonte: Ecommerce na Prática