Trabalho informal atinge 43,6% dos brasileiros entre 15 e 29 de anos

Trabalho informal atinge 43,6% dos brasileiros entre 15 e 29 de anos

No Brasil, 43,6% dos trabalhadores entre 15 e 29 anos estão inseridos no mercado de trabalho de maneira informal.

Desse percentual de informalidade, 28% já foram expostos a alguma situação de risco à saúde, por exemplo, manuseio de substâncias químicas e de resíduos urbanos.

O estudo foi realizado pela Agenda Jovem Fiocruz e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. O dossiê do trabalho foi elaborado a partir de bases de dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pelo levantamento, foi possível verificar que os jovens entre 15 e 29 anos representam 33% de todos os acidentes de trabalho notificados entre os anos de 2016 e 2022.

Além disso, o estudo ainda revela que mais de um terço, 37%, dos acidentes com materiais biológicos no trabalho ocorre entre jovens sendo, principalmente, o público feminino o mais afetado.

O dossiê ainda analisou os dados sobre a saúde dos jovens fora do ambiente de trabalho, revelando que os transtornos mentais foram a principal causa de internação entre homens de 15 a 29 anos. Dentre os quadros registrados estão:

  • Esquizofrenia;
  • Psicose;
  • Uso de drogas e álcool.
Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também

RFB libera versão 10.0.15 do Programa da ECF

RFB libera versão 10.0.15 do Programa da ECF

Já está disponível na página do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) uma nova atualização do programa da ECF, a versão 10.0.15, que deve ser utilizado para transmissões de arquivos da ECF...

ler mais