Sua empresa contábil está a caminho da alta performance operacional?

Sua empresa contábil está a caminho da alta performance operacional?

No mercado contábil, é comum encontrarmos empresas diferentes com problemas operacionais semelhantes.

A inexistência de processos bem definidos e a ineficiência na gestão e na execução de tarefas, são apenas alguns pontos que organizações que atuam nas mais longínquas regiões do país têm em comum.

Com isso, empresas contábeis que têm suas operações baseadas quase que exclusivamente na execução de conformidades legais – associadas aos crescentes tipos de obrigações acessórias – se afastam da performance operacional desejada. Confira como mudar essa realidade.

Gestão de tarefas

A  utilização de sistemas de gestão projetados especificamente para a atividade contábil tem o poder de ordenar todas as tarefas e processos das empresas e proporcionar ambientes de trabalho muito mais produtivos e saudáveis. 

Com a tecnologia, é possível fazer um controle cada vez mais eficiente de entrega das obrigações acessórias ao permitir visualizar solicitações automáticas de documentos a clientes, protocolos eletrônicos de entrega de documentos,  tickets e chamadas recebidas por clientes, além de proporcionar integração com  ERP contábil. 

Essas são apenas algumas das tarefas que podem ter sua execução monitorada eletronicamente, via internet e em tempo real, devolvendo ao gestor contábil a certeza de que todas as entregas foram realizadas e entregues no prazo.

Atualmente o empreendedor contábil do Brasil,  dispõe de abundantes tipos de ferramentas desenvolvidas exclusivamente para melhorar a gestão da empresa contábil, com excelente custo benefício. Gestta, Pier, G-clic, Domínio Atendimento,  e-kamban são apenas alguns desses produtos, capazes de revolucionar a gestão da sua operação. 

Performance operacional no home office

Compartilho com os leitores uma experiência profissional vivida recentemente na Contabilidade Luiz Corrêa com a transição para home office por ocasião da pandemia.  

Vivemos a transição para o teletrabalho em março de 2020 com boa desenvoltura operacional. Porém, alguns meses depois descobrimos que nossos controles de entrega de  obrigações acessórias, baseados em dezenas de planilhas usadas há décadas, se demonstraram ineficientes para esse novo formato.

Por isso, decidimos iniciar o processo de  implementação de uma das plataformas de gestão mencionadas anteriormente. Poucos meses depois, já havíamos alcançado um nível de controle operacional nunca atingido antes. 

Para os empreendedores contábeis que se identificarem com essa realidade e sentirem-se estimulados a implementar uma dessas tecnologias, recomendo adotar uma postura de liderança. Isso poderá minimizar muito a resistência natural do time e acelerar os resultados.    

Delegar à tecnologia a gestão e o controle das tarefas diárias da sua empresa contábil pode ser um passo importante  no direcionamento do seu empreendimento rumo a alta performance operacional, habilitando seu time  a adoção de  uma postura muito mais consultiva junto aos seus clientes.

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também