A Receita Federal anunciou que os sistemas das escriturações SPED ficarão indisponíveis neste final de semana. O programa passará por manutenção.
Usuários devem ficar atentos, porque a previsão é que a instabilidade ocorra entre às 20h de sábado e às 8h do domingo.
SPED
O chamado SPED, ou Sistema Público de Escrituração Digital, é um sistema que visa simplificar o envio, o arquivamento e a validação de obrigações tributárias.
Além de facilitar o dia a dia das empresas, no que se refere às questões contábeis e fiscais, o SPED também visa controlar a regularidade das empresas com relação ao recolhimento de tributos.
O SPED reúne em um único sistema todas as informações tributárias das empresas, que antes ficavam segmentadas entre os órgãos fiscais do município, estados e união federal.
O programa tem objetivo principal substituir a escrituração contábil e fiscal pela transmissão de arquivos em um ambiente digital.
No SPED Contábil, o Livro Diário, o Livro Razão, os Balancetes, Balanços e Fichas de Lançamento, por meio do SPED, podem ser enviados de forma eletrônica.
Já o SPED Fiscal, simplifica o registro de entradas, registro de saídas, registro de apuração do ICMS, registro de apuração do IPI, registro do inventário e do documento de controle de crédito de ICMS do ativo imobilizado.