Setor da alimentação segue afetado pelas contaminações e afasta 20% da equipe por Influenza ou Covid-19

Setor da alimentação segue afetado pelas contaminações e afasta 20% da equipe por Influenza ou Covid-19

Desde o começo de dezembro, período que costuma ser marcado por férias coletivas, recessos e feriados prolongados, o setor de alimentação embora tenha tido mais movimento, também tem sido prejudicado pelas contaminações por Influenza e Covid-19 de seus colaboradores.

De acordo com informações do presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paulo Solmucci, cerca de 20% da equipe dos bares e restaurantes estão sendo afastados do serviço semanalmente por suspeita de alguma das doenças.

A situação ainda se intensifica nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Pará. A Abrasel indica que em caso de qualquer sintoma, o colaborador permaneça em casa e busque orientação médica.

As empresas do segmento devem se planejar para se adequar à situação, buscando contatos para freelancer, trabalhos temporários e outros para suprir as vagas temporariamente disponíveis.

O planejamento financeiro também deve entrar na conta dos bares e restaurantes, já que o afastamento do colaborador por um período inferior a 14 dias fica sob sua responsabilidade, sem auxílio do INSS, resultando em gastos dobrados ao empregador.

Solmucci ainda explica que a falta de testes está prejudicando a retomada dos trabalhadores, que podem não estar contaminados com a doença e sem a testagem, não podem e nem devem retornar ao trabalho.

Os afastamentos vêm acontecendo em diversos segmentos, afetando desde companhias áreas que precisaram remarcar diversos voos por funcionários contaminados, até shows, eventos e escritórios. Sem o cuidado preventivo e a vacinação adequada, o quadro de afastamentos não deve sofrer mudanças.

 

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também