O Conselho Federal de Contabilidade divulgou nesta quinta-feira (22) que enviou um ofício à Caixa Econômica Federal para apresentar problemas encontrados no funcionamento do aplicativo do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (Sefip) .
No documento, o Conselho solicita que melhorias sejam implementadas para que ocorra o cumprimento da consolidação dos dados cadastrais e financeiros dos contribuintes e trabalhadores e repasse ao FGTS e à Previdência Social.
Problemas no Sefip
Entre os problemas relatados pelo CFC, estão situações como:
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a inoperância na geração das guias de parcelamento instituídas em 2020;
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guias de parcelamento pagas e não baixadas;
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guias emitidas com erro pelo sistema;
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mau funcionamento do canal de atendimento 4004-0104;
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instabilidade para a geração das guias de FGTS quando próximo aos períodos de apuração do imposto;
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congestionamento do sistema;
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demora no retorno dos protocolos de transmissão dos arquivos;
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valores recolhidos que não constam nas contas dos empregados.
No ofício, também é destacada a preocupação com a entrada do grupo 3 no eSocial e a possível ampliação dessas dificuldades.
“Ao considerarmos a iminente entrada do grupo 3 no eSocial, nossa preocupação se torna ainda maior, visto o alto volume de empresas abrangidas”, pontua o texto.
O documento, assinado pelo presidente do CFC, contador Zulmir Breda, ainda relata o retrabalho da classe contábil e as dificuldades de comunicação com a Caixa.
“Tais reportes caracterizam nossa apreensão com o assunto, haja vista o retrabalho recorrente da classe contábil e a falta de comunicação eficaz com a Caixa, já que todo o processo é realizado de forma eletrônica”.
Para finalizar o documento, o CFC solicita providências urgentes para o pleno restabelecimento do SEFIP. Confira na íntegra.
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