O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores nascidos em abril e que tenham aderido à modalidade já está disponível a partir desta segunda-feira (1º).
Aniversariantes do mês que tem interesse na modalidade mas ainda não fizeram a adesão, podem solicitar o saque-aniversário até o último dia do mês do seu aniversário, recebendo o valor no mesmo ano.
Quem nasceu em abril pode levantar os valores da modalidade até o dia 28 de junho de 2024, isso porque o saque-aniversário do FGTS fica disponível por três meses a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Por isso também que nascidos em fevereiro e março podem ainda retirar os valores em abril.
Vale lembrar que a liberação do saque-aniversário do FGTS não é automática, quem quiser receber os valores precisa aderir a modalidade pelo aplicativo oficial do FGTS. Outro detalhe importante é que quem optar pelo saque anual só terá direito à multa de 40% caso seja demitido por justa causa na empresa, não tendo acesso ao fundo total.
Outro aspecto importante a ser lembrado é que quem aderir ao saque-aniversário não retornará automaticamente para o saque-rescisão, será necessário aguardar dois anos do pedido inicial para voltar à modalidade original do FGTS.
Sobre os valores, o resgate do saque-aniversário do FGTS varia conforme o total disponível no fundo de garantia.
Para contas com saldo de até R$ 500, poderão ser retirados 50% do total. A partir desse valor, o percentual cai, mas será pago um valor fixo adicional, que aumenta conforme o saldo total.