Saiba quis são os erros mais comuns que o MEI comete

Saiba quis são os erros mais comuns que o MEI comete

O MEI – Microempreendedor Individual foi criado para quem decidiu ter o seu próprio negócio, que trabalha na informalidade sem qualquer tipo de benefícios.

Ao se tornar MEI o empreendedor com o seu CNPJ passa a ter várias vantagens, benefícios e oportunidades, porém, tem as obrigações do MEI, sendo:- Pagar mensalmente o DASNMEI, lembrando que está incluso a contribuição do INSS.

– Fazer a DECLARAÇÃO ANUAL, ou seja, informar o faturamento sendo de vendas de serviços/produtos referente ao ano anterior.

– Controlar o seu faturamento anual, para permanecer como MEI.

– Para ter uma boa gestão do seu negócio, abrir uma conta PJ no CNPJ.

– Emitir Nota Fiscal para Empresas.

Mas, muitos MEIs deixam de cumprir algumas dessas obrigações por algum motivo, por isso, é importante que você MEI se atente as essas obrigações e evite ter dor de cabeça e transtornos.

Saiba que enquanto o seu CNPJ estiver ativo deve continuar cumprindo com as obrigações.

Cumprir as obrigações do MEI é fundamental para que não perca os benefícios do INSS e inclusive o CNPJ, assim como pode deixar de ser MEI, além, de acarretar em seu CPF débitos por falta de pagamentos dos DASNMEI, multas por falta da entrega da Declaração Anual, e problemas com a Receita Federal por movimentação financeira no seu CPF ao invés de movimentar pelo seu CNPJ.

Inclusive a Receita Federal está notificando MEIs que deixaram de cumprir com as obrigações.

É importante que você MEI esteja ciente desses erros comuns e busquem orientação adequada, quando necessário para evitar problemas e garantir o sucesso de seus empreendimentos.

Se você está com alguma pendencia, procure um Contador ou Sebrae e regularize já a situação do seu MEI.

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também

A sustentabilidade registrada

A sustentabilidade registrada

Em ano de COP29, em Baku, e G20, no Rio de Janeiro, ambos eventos ocorrendo quase que simultaneamente durante este mês de novembro, nada mais salutar e oportuno do que a aprovação da Norma...

ler mais