Saiba o que fazer se perdeu o prazo do saque do PIS/PASEP esquecido

Saiba o que fazer se perdeu o prazo do saque do PIS/PASEP esquecido

No último sábado (5), encerrou o prazo final para efetuar o saque das cotas do Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP).

Cada trabalhador que tinha direito ao saque, tinha um montante médio de cerca de R$ 2,4 mil, podendo ser ainda maior a depender do tempo de trabalho.

Aqueles trabalhadores que não conseguiram resgatar seus fundos dentro do prazo terão agora que lidar com as implicações dessa situação.

Segundo a Caixa Econômica Federal, havia pelo menos 10,5 milhões de trabalhadores com direito a receber esse benefício, no entanto, até este ano, eles ainda não haviam realizado o resgate.

A partir dessa situação, o governo determinou 5 de agosto como data limite para o saque das cotas do PIS/PASEP. Aqueles que não efetuaram o resgate tiveram seus valores transferidos para o Tesouro Nacional.

Caso tenha perdido o prazo para o saque do PIS/PASEP, entenda como fazer agora esse resgate.

Para aqueles trabalhadores que não conseguiram fazer o saque dos valores, a solicitação das cotas é feita de maneira simplificada através do aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) .

Vale destacar que além dos trabalhadores que preenchem os critérios para receberem os benefícios, aqueles que se enquadram como dependentes e herdeiros daqueles que, mesmo após falecimento, tinham o direito ao recebimento das cotas, também poderiam ser contemplados.

Anteriormente, esse processo deveria ser feito com a apresentação de documentos que atestassem a relação de parentesco, mas com os recursos agora transferidos para o Tesouro, os interessados têm uma janela de cinco anos para solicitar o resgate das cotas do PIS/PASEP.

Apesar disso, o resgate desses valores deve ser requisitado através de um procedimento administrativo direcionado à União. Assim, o Ministério do Trabalho será responsável por examinar individualmente cada solicitação e, após análise, efetuará a liberação dos recursos para o beneficiário.

Diante disso, é importante que os titulares, dependentes e os sucessores que têm direito a esses valores estejam cientes das possibilidades de resgate, e dos requisitos e procedimentos necessários para que a solicitação seja concluída.

Com informações do Notícias Concursos

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também

A sustentabilidade registrada

A sustentabilidade registrada

Em ano de COP29, em Baku, e G20, no Rio de Janeiro, ambos eventos ocorrendo quase que simultaneamente durante este mês de novembro, nada mais salutar e oportuno do que a aprovação da Norma...

ler mais