Uma pesquisa realizada pelo Portal Contábeis em parceria com a Qyon mostra que os bancos digitais podem ser aliados dos profissionais de contabilidade.
Também conhecidos como fintechs, por trazer tecnologia e inovação, as instituições têm conquistado vários aderentes que procuram desburocratização.
Os bancos digitais permitem que os clientes façam todos os procedimentos pelo aplicativo ou site, sem precisar ir até uma agência, o que facilita processos contábeis.
Segundo o levantamento, as principais ferramentas que atraem os consumidores são as taxas reduzidas e a possibilidade de pagamento por Pix, ferramenta do Banco Central.
Para as demandas contábeis, destacam-se a necessidade de conciliação bancária (96%) e a integração entre as contas a pagar e receber (91%).
Bancos digitais
É importante ressaltar que os bancos digitais são regulamentados pelo Banco Central do Brasil e não possuem agência física.
Na prática, eles funcionam como aplicativos, seja para realizar transferências, seja para os atendimentos.
Todas as informações da conta, como saldo, movimentação bancária e extrato, ficam disponíveis no aplicativo.
Sobre a Qyon
Para reduzir a complexidade e diminuir o retrabalho, a Qyon, empresa que desenvolve softwares de gestão empresarial com inteligência artificial, lançou um banco digital, o Qyon Bank.
A instituição já é integrada com as ferramentas de gestão da Qyon, como ERP, software de emissão de notas fiscais eletrônicas, controle de ponto eletrônico, dentre outras.
A abertura de conta é gratuita, mas por enquanto funciona apenas por convite. Contudo, a empresa está negociando acordos com entidades de classe de contabilistas para que a instituição possa atender às necessidades dos profissionais.