Saiba como emitir a Guia da Previdência Social pelo Meu INSS

Saiba como emitir a Guia da Previdência Social pelo Meu INSS

A Guia da Previdência Social (GPS) é um dos documentos mais conhecidos pelos empregadores e profissionais contábeis, voltado para o acerto das contribuições sociais ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) .

O segurado facultativo, o segurado especial que contribui facultativamente e o contribuinte individual que trabalha por conta própria, ou que presta serviço a outro contribuinte individual, o produtor rural pessoa física e outros que são responsáveis pela sua própria contribuição previdenciária também realizam a contribuição por meio da GPS, devendo o pagamento ser efetuado até o dia 15 do mês seguinte àquele a que se refere a contribuição, prorrogando-se para o primeiro dia útil seguinte em caso de não haver expediente bancário. 

A emissão da GPS é bem simples e pode ser realizada totalmente online, assim como o pagamento, dispensando a ida presencial à lotérica para pagar a guia.

A forma mais fácil do segurado emitir a Guia da Previdência Social para recolhimento da contribuição previdenciária é pelo site ou aplicativo do Meu INSS.

Assim, veja abaixo um passo a passo de como fazer a emissão pelo site do Meu INSS:

  • Acesse o site do Meu INSS; 
  • Na página inicial, encontre a opção “Serviços sem senha”;
  • Selecione “Emitir guia de pagamento (GPS)”;
  • Será aberta a página do Sistema de Acréscimos Legais (SAL) da Receita Federal; 
  • Nesta página, selecione a categoria previdenciária desejada;
  • Informe o Número de identificação do trabalhador (NIT); 
  • Avance clicando em “Confirmar”; 
  • Confirme seus dados na página; 
  • Veja a Tabela de código de pagamento de contribuição previdenciária para identificar o código de pagamento a ser informado na GPS, bem como a alíquota correspondente;
  • Preencha os campos com salário, mês de contribuição e selecione o código de pagamento referente a sua modalidade de contribuição;
  • Na sequência, o segurado poderá clicar em calcular e depois em gerar a GPS. 

A contribuição realizada poderá ser identificada no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, consultando o “Extrato de Contribuições” no Meu INSS. 

Vale lembrar que entidades obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb) devem pagar as contribuições previdenciárias com Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) gerado pela declaração e desde 10/2015 o empregador doméstico deve pagar as contribuições previdenciárias com Documento de Arrecadação do eSocial (DAE).

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também

RFB libera versão 10.0.15 do Programa da ECF

RFB libera versão 10.0.15 do Programa da ECF

Já está disponível na página do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) uma nova atualização do programa da ECF, a versão 10.0.15, que deve ser utilizado para transmissões de arquivos da ECF...

ler mais