Existem muitas oportunidades no mercado da contabilidade, afinal de contas, no Brasil, há mais de 20 milhões de empresas, principalmente pequenas e médias, que precisam de um contador para lidar com as obrigações legais e os impostos. A questão é que muitos serviços têm se tornado totalmente automatizados, o que requer atenção.
De acordo com a vice-presidente do SERAC, Carla Martins, a tecnologia pode ajudar no ganho de produtividade dos contadores, porém, quando todos os serviços se tornam automatizados, a contabilidade se transforma em commodity. “As contabilidades on-line estão ganhando espaço, mas não podem substituir a conexão emocional e pessoal com os empresários”, diz.
Para a VP, é fundamental que o contador se conecte com os empresários e seja eficiente na entrega dos serviços. “O que a gente pensa a máquina substitui, o que a gente sente não. Ofereça um bom planejamento tributário e seja eficiente nas entregas, pois isso gera confiança”, orienta.
Uma grande vantagem do mercado contábil, segundo a especialista, é a possibilidade de recorrência. “A partir do momento em que você conquista o cliente e faz um bom trabalho, a recorrência é enorme e sua empresa pode prosperar absurdamente”, afirma.
É por essa razão que, segundo a vice-presidente do SERAC, fortalecer a conexão com os clientes é importante. “Quando você traz clareza, visão de dono e faz um planejamento estratégico dando eficiência tributária para o negócio, você ganha relevância e ganha pontos com o empresário. A partir daí, são muitas as oportunidades!”, conclui.
Assim, se a tecnologia e a automação são tendências do futuro da contabilidade, o lado humanizado deve se fortalecer ao lado, garantindo atendimento diferenciado e vantagens que só uma pessoa do outro lado da tela pode oferecer.
Com informações Agência Carolina Lara