A razão social, também conhecida como firma empresarial ou denominação social, é o nome jurídico da empresa, termo registrado pela pessoa jurídica (PJ) para desenvolver uma atividade específica.
O termo escolhido representa e caracteriza a empresa, sendo o identificador daquele comércio. Para a abertura de uma nova empresa, é obrigatória a criação da razão social. Este nome será registrado no cartório e junta comercial e este é o termo que constará nos contratos, documentos oficiais e faturas de cartão dos clientes.
A razão social é uma das coisas mais importantes do negócio, junto com o CNPJ, mas não costuma ser o termo pelo qual a empresa é conhecida, sendo diferente do nome fantasia ou marca. Confira como escolher um nome apropriado para seu negócio.
Como definir a razão social da empresa
A escolha da razão social é muito relevante pois será a identidade do negócio, é única e protegida como propriedade intelectual, por isso não pode haver nenhuma outra igual. Para escolher um nome apropriado, confira algumas dicas:
- Escolha um nome que tenha relação com a atividade exercida;
- Nomes curtos de fácil compreensão;
- De preferência que possa originar o nome fantasia depois ou tenha alguma relação;
- Não fazer referência a outra empresa, mesmo que sem querer;
- Pode citar a área de atuação: internet, marketing ou comércio;
- Constar obrigatoriamente o tipo de constituição: MEI, ME, LTDA ou EPP;
- Pesquisar se já existem nomes similares para não haver confusão;
- Ter mais de uma opção, caso o nome selecionado não esteja disponível.
Como registrar a razão social
O nome deverá ser registrado logo na abertura do negócio na junta comercial ou cartório e deve constar em toda a documentação municipal e outros órgãos em que o registro seja necessário.
Para o Microempreendedor Individual (MEI) o registro do nome pode ser feito direto no Portal do Empreendedor.
A razão social deve ser muito bem pensada pois se houver a necessidade de troca, todos os documentos emitidos anteriormente serão invalidados, demandando novas emissões de toda a documentação da empresa, dispensando tempo e recursos para isso.