Não foi só de boas promoções e saldo positivo que a Black Friday, que aconteceu nesta última sexta-feira (26) ficou marcada. O Procon de São Paulo, órgão que ajuda na proteção do consumidor, recebeu 703 reclamações de consumidores com problemas nas compras e contratações de produtos ofertadas no período.
O número de reclamações foi levantado até o dia 29 de novembro, podendo surgir ainda novos problemas em relação a entregas e cumprimento de prazos. Apenas nas redes sociais o órgão foi consultado 457 vezes para orientações sobre o tema.
Entre as principais queixas estão justamente já no atraso ou não entrega (25%), pedido cancelado após a compra ser feita (23%), mudança de valores na hora de finalizar o pedido (11%), descontos falsos (11%) e produtos indisponíveis (11%).
De acordo com o Procon-SP, em 2020 foram registrados 726 reclamações e 381 consultas nas redes sociais, realizando um total de 1.107 atendimentos para ajudar o consumidor a resolver seus problemas.
Esse aumento na consulta do Procon antes de realizar o pedido mostra um novo comportamento do consumidor, que está mais atento e cauteloso na hora de fazer suas compras, conferindo a credibilidade, a reputação e tendo atenção aos seus direitos e em todos os passos da compra.