PMEs: categoria se consagrou no meio digital e e-commerces movimentaram R$ 2,3 bilhões em 2021

PMEs: categoria se consagrou no meio digital e e-commerces movimentaram R$ 2,3 bilhões em 2021

O e-commerce brasileiro fechou o ano de 2021 com resultados positivos, mesmo com a retomada do comércio físico e o cenário econômico mais desafiador, repetindo o movimento iniciado em 2020.

Em 2021, as pequenas e médias empresas faturaram mais de R$ 2,3 bilhões com as vendas online, valor 77% maior que o registrado no mesmo período do ano passado (R$ 1,3 bilhão). Os dados são do estudo NuvemCommerce, análise especializada anual do e-commerce brasileiro realizada pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce.

O estudo traz o desempenho das PMEs no e-commerce durante 2021, segundo ano do isolamento social e ano marcado pelos novos hábitos de consumo transformados desde 2020. 

No último ano, ainda mais brasileiros compraram no digital: 5 milhões de consumidores compraram produtos pela internet pela primeira vez. Além do balanço de 2021, o levantamento também indica as principais tendências de vendas e consumo para este ano.

“Em 2021, ter uma loja online deixou de ser uma alternativa e passou a ser uma condição fundamental para as PMEs. Saímos de 2020, um ano marcado pela intensa transformação digital, e chegamos em 2021, época de consolidar a presença no mundo online”, explica Alejandro Vázquez, CCO e cofundador da Nuvemshop.

Balanço das PMEs no e-commerce em 2021

Segundo o estudo da Nuvemshop, em 2021, as PMEs venderam 44,5 milhões de produtos, quantidade 59% superior ao volume do mesmo período do ano passado (28 milhões). Isso significa que foram vendidos cerca de 85 produtos por minuto no ano passado. O volume de pedidos (que pode envolver um ou mais itens em uma única venda) também esteve em alta, atingindo 10,5 milhões no mesmo período (em 2020, foram 6 milhões). O ticket médio em 2021 foi de R$ 219,47, um aumento de apenas 4% em relação ao ticket médio de 2020 (R$ 211,04).

O mês de maior faturamento para as PMEs foi novembro (tanto em 2020 como em 2021), período de muita relevância para o comércio devido à Black Friday e à proximidade com o Natal. O levantamento indica que a data do comércio com maior quantidade de lojistas realizando ações foi a Black Friday, com mais de 62% das PMEs atuando. Em seguida, as datas mais relevantes foram o Natal (29,5%) e o Dia das Mães (26,5%).

Realizando uma análise por segmento das lojas virtuais, o aumento das compras registrou também o momento vivido pelo país, que com a vacinação e o fim das medidas de restrição de circulação possibilitaram a retomada das festas, bares, restaurantes, eventos e viagens, refletindo em maiores compras nesses setores. 

Confira 5 segmentos que mais faturaram com o e-commerce em 2021:

Moda (R$ 895,4 milhões)

Saúde & Beleza (R$ 146,5 milhões)

Acessórios (R$ 114 milhões)

Eletrônicos (R$ 82 milhões)

Casa & Jardim (R$ 79 milhões)

5 estados que mais faturaram em 2021:

São Paulo (R$ 1,2 bilhão)

Minas Gerais (R$ 230 milhões)

Rio de Janeiro (R$ 141 milhões)

Ceará (R$ 119 milhões)

Paraná (R$ 110 milhões)

Com informações Nuvemshop e jeffreygroup

Fonte: https://www.contabeis.com.br

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