Por mais que se torne repetitivo, e fator fundamental em qualquer atividade, a que se proponha a empreender. O planejar e o primeiro passo a ser dado em qualquer empreendimento, seja ele do porte que for, do minísculo ao gigantesco. Pois, se não houver um planejamento adequado, as consequências serão imprevisíveis, para todos.
Em nossos serviços de consultoria, deparamos com situações as quais são oriundas da falta de planejamento, o que leva a verdadeiros precipícios e, consequentemente, a prejuízos que poderiam ser evitados com um devido planejamento do conjunto de iniciativas, que trariam os almejados resultados.
Basicamente, por mais simples que seja o empreendimento, todos carecem de ser elaborado, o melhor possivel de forma a evitar que não se obtenha o almejado.
Reúna as pessoas, façam palestras, mostrem as metas, definam bem os objetivos, colham o máximo de informações sobre o projeto, não só de uma determinada área, mas também de todo o conjunto do empreendimento, pois é mais comum do que se imagina, fazerem planos de negócios, chegando as minúcias de detalhamento de uma determinada área, por vezes, muito bem elaborados e ate elogiáveis.
Entretanto, não dão a devida importância ao conjunto do planejamento. Falhas, estas, imperdoáveis, pois frustam a todos de um modo geral.
Exageram na área de produção e comercialização, com esmero nos itens, esmiuçando varias hipoteses e exemplos. No entanto, não cuidam das outras áreas com tal dedicação e o resultado não é atingido, porque faltou coerência do planejamento com as outras áreas.
É preciso entender, claramente, que para se ter sucesso em um empreendimento, é preciso um conjunto de valores organizacionais, e não somente parcialmente ser organizado e cuidadoso.
Portanto um bom planejar tem como escopo elementar, a formação de uma equipe multidisciplinar, de forma a terem vários entendidos em cada área específica e o coordenador desse planejamento ter uma formação adequada para reunir todas as ideias e esforços elaborando algo eficaz, para o sucesso pretendido.
Verificando a situação de um empreendimento comercial varejista, observamos que o plano deles era extremamente detalhista e perfeito, na área comercial e de apuração de margem de lucro, inclusive, por produto específico, até aí tudo bem, ótimo diria, porém, a parte financeira do negócio era um verdadeiro desastre, bem como as relações comerciais, principalmente com fornecedores, a conclusão como não poderia ser outra, foi um retumbante fracasso do empreendimento.
Resumindo, se não tiver devidamente preparado, todo o conjunto, ou seja desde o mais simples setor, ao mais sofisticado e complexo, dentro do esboço do negócio, pois isso varia muito de atividade, para atividade, e se for dar andamento sem os devidos cuidados, certamente será mais um fracasso e, trazendo prejuízos, de uma forma geral, pois qualquer negócio, por menor que seja, envolve pessoas, famílias, capitais e principalmente sonhos e expecttativas de todos os envolvidos no mesmo.