Chega ao fim nesta semana o calendário de acerto de 2024 do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
O último acerto do benefício será feito aos trabalhadores nascidos em novembro e dezembro ainda nesta quinta-feira (15), finalizando a liberação a todos os trabalhadores contemplados com o abono salarial PIS/Pasep. O calendário de pagamentos deste ano começou em 15 de fevereiro.
Os servidores públicos que cumprirem os requisitos do abono salarial PIS/Pasep receberão os valores hoje na conta corrente do Banco do Brasil e os trabalhadores da iniciativa privada recebem também na conta corrente, mas na conta da Caixa Econômica. Quem não tiver conta, terá o valor depositado na poupança social digital do Caixa Tem.
Apesar do calendário de acertos chegar ao fim, quem tem direito ao benefício e perdeu o prazo para retirada dos valores nos meses anteriores ainda poderá realizar o saque do abono salarial PIS/Pasep até o dia 27 de dezembro, último dia útil para os bancos em 2024.
O abono salarial pago em 2024 era, na verdade, referente ao ano-base de 2022, então os trabalhadores deveriam ter cumprido os requisitos daquele ano para receber os valores neste ano.
O valor do abono salarial poderia chegar a um salário mínimo deste ano (R$ 1.412) e a quantia paga varia conforme a quantidade de meses trabalhados durante 2022. Cerca de 24,8 milhões de profissionais tiveram acesso ao abono salarial PIS/Pasep em 2024.
Ainda não há novidades sobre um possível pagamento do abono salarial PIS/Pasep em 2025.
Como consultar o direito ao benefício?
A consulta para verificar o direito ao abono e os valores a receber está disponível desde 5 de fevereiro no aplicativo da Carteira Digital ou no portal Gov.br. Os trabalhadores também podem verificar se têm valores a receber de anos anteriores.
Para mais informações sobre o PIS, o trabalhador pode baixar o aplicativo Caixa Trabalhador, disponível na Play Store e App Store, ou ligar para 158.
No aplicativo, é possível consultar o abono salarial, seguro-desemprego, calendário de pagamentos, parcelas liberadas e esclarecer dúvidas. O número da Caixa para consultas sobre o PIS é 0800-726-0207.
Servidores públicos podem se informar sobre o Pasep na central de atendimento do Banco do Brasil pelo número 4004-0001 ou 0800-729-0001, ou ainda pelo site bb.com.br, usando o número de inscrição do Pasep ou CPF e data de nascimento.
Quem não tem direito ao abono PIS/Pasep?
Não têm direito ao abono os empregados domésticos, trabalhadores rurais e urbanos empregados por pessoa física, e trabalhadores empregados por pessoa física.
Saiba mais:PIS retroativo: entenda o que é e quem tem direito a receber