O processo de Revisão Fiscal é uma excelente solução para quem busca conquistar o fôlego fiscal e garantir um maior desenvolvimento para seu negócio.
O peso da carga tributária pode fazer com que muitas pessoas deixem de empreender, e, consequentemente, impede que o país aproveite um maior desenvolvimento econômico. Como a evasão fiscal não é um caminho viável, o ideal é recorrer a possibilidades legítimas, como a revisão fiscal, para promover um alívio dessa carga tributária.
O que é a revisão fiscal?
A revisão fiscal pode ser compreendida como um processo que busca revisar diferentes atividades fiscais de uma empresa, por meio de várias análises. É uma espécie de auditoria, que foca no comportamento fiscal de uma organização, considerando todos os elementos relacionados a essa área, como impostos, notas fiscais, obrigações acessórias, escrituração fiscal, entre outros.
Ao realizar um estudo aprofundado a respeito da área fiscal de uma empresa, os profissionais especializados podem encontrar créditos fiscais, bem como questões que precisam ser resolvidas nesse sentido. Podemos destacar a revisão fiscal como uma ferramenta que visa garantir o alinhamento da carga tributária de seu negócio.
Como funciona?
O processo conta com algumas etapas. A primeira delas consiste na seleção de profissionais especializados, que serão responsáveis pela condução dos trabalhos. Nesse momento, você deve levar em consideração não apenas a escolha dos profissionais, mas também de tecnologias que possam auxiliá-los.
Em seguida, é realizado um amplo levantamento a respeito de todos os impostos que foram pagos pela empresa (geralmente, adota-se um espaço temporal de 5 anos). Na sequência, os profissionais analisam cuidadosamente as informações fiscais e, com base nisso, propõem soluções que devem ser adotadas pela organização.
A importância da revisão fiscal para sua empresa
A revisão fiscal é uma ferramenta que pode fazer com que sua empresa cresça de maneira saudável, econômica e segura, pois possibilita que sua organização aproveite alguns benefícios, como:
– Recuperação de créditos tributários que foram pagos indevidamente aos órgãos de arrecadação de receita. Isso permite que sua empresa economize;
– Adequação conforme a legislação fiscal vigente. Na prática, evita que ela seja penalizada, sofrendo multas;
– Garantia de um maior fôlego financeiro para a empresa, possibilitando mais dinheiro em caixa e investimentos na melhoria dos processos.
Como podemos ver, a revisão fiscal é uma ferramenta de fundamental importância para a empresa que deseja não apenas se adequar conforme a legislação fiscal vigente, mas economizar.