O papel da contabilidade na sustentabilidade e no ESG

O papel da contabilidade na sustentabilidade e no ESG

Vejo a contabilidade se tornando um pilar fundamental para impulsionar a difusão da cultura da sustentabilidade em nosso país.

O conceito de Environmental, Social, and Governance (ESG) não é novo, mas sua aplicação nas rotinas contábeis é algo relativamente recente.

O ESG contábil é um conjunto de práticas contábeis que avalia o desempenho de uma empresa em relação a critérios ambientais, sociais e de governança

O ESG mostra o quanto uma empresa está comprometida com a redução do impacto ambiental, a construção de um mundo mais justo e a manutenção de bons processos de administração, conectando o relato de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade diretamente com as demonstrações financeiras.

Empresas que adotam práticas sustentáveis não apenas cumprem com as regulamentações ambientais, mas também se destacam no mercado, atraindo investidores que priorizam a sustentabilidade.

Portanto, os contadores com expertise na criação e interpretação de relatórios de impacto ambiental e social possuem uma grande oportunidade de vender esse produto para as empresas e até mesmo captar novos clientes.

Como o ESG é aplicado na contabilidade? 

  • O ESG contábil envolve a coleta e análise de informações financeiras e não financeiras;
  • A contabilidade integra a análise de fatores ESG no processo de relato financeiro da empresa;
  • A empresa pode reportar suas emissões de gases de efeito estufa, a diversidade de sua equipe e o engajamento com stakeholders.

O que o ESG contábil proporciona? 

  • Aumenta a transparência e a segurança para os investidores;
  • Facilita a angariação de investimentos;
  • Convence o consumidor a comprar o produto.

Esse movimento já chegou às Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e o empresário contábil que aprofundar seus conhecimentos sobre ESG, vai sair na frente quando for procurado para colocar essas normas em prática.

A sustentabilidade não deve ser apenas um rótulo vazio, mas um diferencial sólido que fortalece não apenas a reputação, mas também a saúde financeira e econômica das empresas. 

Os empresários contábeis são chamados a serem os guardiões da integridade, garantindo que as práticas sustentáveis se traduzam em ações reais, evitando armadilhas de superficialidade.

E um cuidado que o empresário contábil deve ter é com o avanço do greenwashing.

Greenwashing é uma estratégia de marketing enganosa que empresas usam para parecer mais sustentáveis do que realmente são, com o objetivo de atrair consumidores conscientes. 

Como identificar greenwashing

  • Produtos que se dizem “ecológicos”, mas não especificam dados científicos;
  • Uso de expressões vagas, como “sustentável” ou “amigo do meio ambiente”;
  • Embalagens com declarações falsas;
  • Falsa sugestão de certificação de terceiros.

Casos de greenwashing:

  • Em 2015, a Volkswagen admitiu manipular dados de emissões de poluentes em motores a diesel;
  • Em 2017, a Fiat foi acusada de greenwashing por anunciar o “pneu superverde”;
  • A GM foi advertida por associar o nome “Eco” a motores e transmissões de alguns modelos;
  • A Ford anunciou o Fusion EcoBoost como tendo baixa emissão de poluentes, mas o modelo teve desempenho ruim.

Como o consumidor evita o greenwashing?

  • Pesquisa sobre as empresas que consome;
  • Verifica se as práticas sustentáveis que existem dentro da empresa estão sendo retratadas de forma realista;
  • Faz uma reclamação de um produto ou serviço.

O desafio é real, mas as oportunidades são igualmente grandiosas. Ao abraçarmos a cultura sustentável, não apenas contribuímos para um futuro melhor, mas também posicionamos nossas empresas e comunidades para prosperar de maneira equilibrada e duradoura.

Fonte: https://www.contabeis.com.br

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