De acordo com dados do Sebrae, entre os quase 30 milhões de empreendedores no Brasil, cerca de 10 milhões são mulheres — ou seja, ⅓ dos CNPJs do país são liderados por empresárias e elas tem muito o que compartilhar. Os últimos episódios da primeira temporada do “Fala, PJ!”, podcast do banco digital Cora feito para fortalecer a troca de experiências entre empreendedores, trouxeram duas mulheres empreendedoras com trajetórias fortes e de muitos aprendizados.
Thaís Pinheiro, sócia-fundadora e CEO da Conube, escritório de contabilidade online, foi uma das entrevistadas. No episódio De peito aberto: encarando os desafios de empreender, Thaís contou sobre a maneira inesperada em que começou a Conube. De uma carreira em auditoria de empresas gigantes para a criação de uma das primeiras contabilidades digitais do Brasil, foi preciso coragem, conhecimento, apoio das pessoas ao redor – pessoal e profissionalmente – e muita desconstrução.
“O início da Conube é uma desconstrução total do meu lado profissional. Como empreender, como olhar para o cliente”, conta Thaís. Acostumada com uma rotina de trabalho formal, em que as empresas auditadas entendiam muito bem a função da contabilidade, um dos seus principais desafios foi entender qual seria a melhor forma de se comunicar com seus clientes, em sua grande maioria PMEs, para que eles compreendessem o que de fato um contador fazia e sua importância para o negócio, que vai além de gerar nota fiscal. “A contabilidade, as leis tributárias e trabalhistas do país, elas não diferem pelo porte da sua empresa. A regra é a mesma e a qualidade de atendimento também tem que ser”, comenta a contadora.
Já no quarto e último episódio da temporada, Errar é natural: como superar as falhas no sonho de empreender, a CEO da Rede Mulherada, Fabiana Navas, compartilhou sua jornada marcada por mudanças de rotas e como se tornou mentora com foco no desenvolvimento pessoal e na capacitação profissional de mulheres.
“O autoconhecimento é a base de tudo. Você não consegue fazer um negócio prosperar, vender um produto, se ele não fizer sentido para você. Então, às vezes, a gente precisa rever a rota, recomeçar, entender se aquilo faz sentido. Porque quando o coração bate mais forte, a gente se empolga e o negócio prospera. Precisamos estar dispostos a viver isso, a conhecer isso, a entender as nossas dores, as nossas aflições”, ensina Fabiana.
Ambas as empreendedoras fazem parte do Programa de Contabilidades Parceiras da Cora, criado para impulsionar micro e pequenos empresários que ainda estão profissionalizando seus negócios. O programa ajuda consultores, escritórios de contabilidade e BPOs financeiros a estruturar uma gestão financeira mais eficiente para seus clientes. Já são mais de 10 mil parceiros com benefícios exclusivos que permitem um atendimento mais personalizado e de alta qualidade.
Ouça os episódios completos do ‘Fala, PJ’nos perfis da Cora no YouTube e no Spotify. E se você tem uma história inspiradora para contar, a Cora quer ouvir! Envie sua sugestão para [email protected] e compartilhe sua trajetória com outros empreendedores.