O Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios, obrigatório para empresas com 100 ou mais funcionários e disponibilizado no dia 21 de março, ganhou duas novas informações na última quinta-feira (28).
As novas informações tratam das políticas de ampliação da diversidade e trazem critérios de proatividade, já que antes o relatório não constava a indicação de quantos tipos de políticas de contratação de mulheres as empresas já apoiam.
Dessa forma, o relatório foi aperfeiçoado, e já está disponibilizado no Portal Emprega Brasil. Os empregadores com 100 ou mais funcionários deveriam publicar os resultados publicamente até o último domingo (31).
Segundo a subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho, Paula Montagner, em nota no gov.br, as inclusões de informações partiram de sugestão de empresas e as mesmas prontamente foram incluídas no relatório que as empresas acessam pelo Portal do Emprega Brasil.
Paula também relata que há algumas situações de divergência entre o CNPJ do estabelecimento com 100 empregados e mais e o número do CNPJ informado, quando as informações complementares foram declaradas no Portal Emprega Brasil.
“Nestes casos não temos como estabelecer uma conexão entre as duas bases de dados e por isso as empresas não terão estas informações disseminadas neste relatório. Sugerimos que estas empresas incluam uma nota informando esse desencontro quando divulgarem seu relatório. O MTE também coloca à disposição e-mail [email protected] para dúvidas ou qualquer dificuldade para acessar o relatório.
“Estamos confiantes que a transparência do processo vai contribuir para que a igualdade salarial entre mulheres e homens seja acelerada, afinal não queremos esperar mais 300 anos, como estima a ONU”, ressalta Paula.