As micro e pequenas empresas (MPEs), seguem mostrando sua importância no mercado de trabalho brasileiro com a criação de 199,6 mil novos postos de trabalhos formais no mês de agosto deste ano.
A categoria foi responsável por 70% das 278,6 mil novas oportunidades no período, de acordo com levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Desde o começo de 2022, as MPEs geraram, em média, 160 mil novos empregos por mês e, em agosto, tiveram saldo positivo mais uma vez, pelo oitavo mês consecutivo.
No acumulado do ano, o Brasil gerou 1,8 milhão de vagas, sendo que as MPEs foram responsáveis por 1,3 milhão (71,7%) e as médias e grandes empresas colaboraram com apenas 400 mil postos, 21,5% do total.
Avaliando os setores que mais empregaram das micro e pequenas empresas, os serviços concentraram a maior parte das contratações, com 35% do total em agosto, seguido pelos setores de comércio e construção civil.