O papel das micro e pequenas empresas (MPE) na recuperação do mercado de trabalho segue sendo o mais relevante no país até o momento, segundo levantamento realizado pela pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O estudo realizado em novembro do último ano e recentemente divulgado mostra que, segundo avaliação com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor foi responsável por 76% das vagas de emprego no país
A análise realizada ainda mostrou que o cenário de criação de empregos pelas MPEs segue em alta há 15 meses, sendo a categoria que mais oferta novos postos, com média mensal superior a 70%.
Separado por segmentos, o setor que mais criou vagas foi o comércio, seguido pelos serviços, construção e pela indústria.
As empresas de médio e grande porte também estão empregando, mas em um ritmo mais devagar, e o maior número de postos foi criado pelo setor de serviços e depois comercio. Os setores de agropecuária, construção e indústria tiveram saldo negativo para criação de novas oportunidades.