Fidelizar clientes é um dos maiores desafios para empresas de todos os tamanhos ao redor do mundo e, ao mesmo tempo, uma das estratégias mais eficazes para crescer o negócio de maneira sustentável.
Estudo realizado pela consultoria Bain & Company revelou que um aumento de somente 5% na taxa de retenção de clientes pode elevar os lucros de uma empresa em até 95%, reforçando ainda mais a necessidade de investir em estratégias sólidas de relacionamento com os clientes, fortalecer a lealdade da marca e, consequentemente, aumentar o valor de vida útil de cada consumidor.
Assim, marcas que oferecem um atendimento personalizado, ágil e empático faz toda a diferença na experiência do cliente.
Além disso, empresas que investem em treinamento contínuo para suas equipes de atendimento conseguem criar uma conexão mais forte com seus clientes, gerando uma sensação de cuidado e atenção.
Dito isso, as empresas devem ir além da venda, investindo em cinco áreas: personalização, programas de fidelidade, atendimento excepcional, comunicação relevante e ofertas exclusivas.
O professor dos cursos de marketing no Centro Universitário Newton Paiva, Luiz Antonio Godinho, afirma que “programas bem-estruturados incentivam a repetição de compra, aumentam o ticket médio, criam fidelidade emocional e racional e reduzem a sensibilidade ao preço, promovendo maior retenção de clientes”.
Além disso, a personalização das interações é outro ponto fundamental para fidelizar clientes. Utilizando de ferramentas de CRM as empresas podem monitorar o histórico de compras e preferências dos clientes, permitindo campanhas de marketing mais direcionadas e personalizadas.
Para fortalecer a lealdade, as empresas devem mapear a jornada do cliente, treinar equipes, buscar feedback proativo, resolver problemas rapidamente e oferecer experiências omnichannel.
“Esse tipo de marketing constrói laços duradouros com os consumidores, por meio de confiança, envolvimento, diálogo contínuo e criação de uma comunidade em torno da marca”, afirma Godinho.
Assim, manter uma comunicação constante e relevante com os clientes ajuda a fortalecer o relacionamento com a marca, contudo, esta deve ser bem dosada para evitar spam ou excesso de mensagens.
A ideia é focar sempre na qualidade e relevância das informações transmitidas, oferecendo um excelente suporte pós-venda, já que a experiência do consumidor não termina no momento da compra.
Uma outra estratégia é medir e monitorar o nível de satisfação dos clientes. Ferramentas como pesquisas de NPS ajudam as empresas a avaliar o quão satisfeitos estão seus consumidores e identificar áreas de melhoria.
“Ao investir em atendimento de qualidade, personalização e programas de fidelidade, as empresas criam um ciclo virtuoso de lealdade e satisfação”, finaliza o professor.
Com informações do DezoitoCom PR