Na primeira semana de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, 725.274 contribuintes do estado de São Paulo já prestaram contas à Receita Federal. O número representa a mobilização inicial dos moradores do estado mais rico do Brasil, mas especialistas apontam que a adesão poderia ser ainda maior.
De acordo com o especialista em contabilidade e tributação Mafrys Gomes, muitos contribuintes ainda estão aguardando a liberação completa dos dados da declaração pré-preenchida, que só estará disponível a partir de 1º de abril. “A Receita Federal disponibiliza esse recurso para facilitar o preenchimento e evitar erros, então muitos preferem esperar para reduzir as chances de inconsistências e retificações”, explica Gomes.
A expectativa é de que, até o fim do prazo, em 31 de maio, 14,5 milhões declarações sejam enviadas pelos contribuintes de todo o estado. A Receita Federal reforça a importância de não deixar a entrega para os últimos dias, evitando imprevistos que possam resultar em multas e dificuldades no processamento da restituição.
O prazo de envio da declaração começou em 17 de março e segue até o final de maio.
Fonte: GRUPO MCR