Lucro do FGTS: vídeo Fake engana trabalhadores sobre suposto saque

Lucro do FGTS: vídeo Fake engana trabalhadores sobre suposto saque

Têm circulado nas redes sociais um vídeo viral enganando trabalhadores sobre o saque do lucro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) , sugerindo que o procedimento é simples, apesar disso, as informações são falsas.

Conforme constatou o Estadão Verifica, o vídeo manipula informações, usando trechos editados de um advogado trabalhista, omitindo explicações corretas sobre o saque do lucro do FGTS.

Vale lembrar que o lucro do FGTS não pode ser sacado diretamente pelo trabalhador e os valores são depositados automaticamente nas contas vinculadas e só podem ser retirados em situações previstas por lei.

Assim, o conteúdo falso exibe uma simulação em uma plataforma que não é oficial e utiliza indevidamente a identidade visual do governo federal. A Caixa Econômica Federal também não tem relação com o falso vídeo.

No ano de 2023, o FGTS teve lucro recorde de R$ 23,4 bilhões, dos quais R$ 15,2 bilhões foram distribuídos aos cotistas e, esse valor foi incorporado automaticamente ao saldo das contas em agosto.

Conforme prevê a Lei 8.036/90, há condições específicas para o saque do FGTS, tal como:

  • Aposentadoria;
  • Demissão sem justa causa;
  • Doenças graves;
  • Saque-aniversário;
  • Outras situações definidas.

Para que o trabalhador consiga acessar o saldo ou solicitar o saque, o mesmo pode utilizar o aplicativo FGTS. No sistema, é permitida a solicitação do valor e acompanhamento do processo de forma prática e segura.

Além da opção online, o trabalhador também consegue fazer o saque presencialmente em agências da Caixa, mas para isso é necessário apresentar os documentos exigidos conforme a modalidade escolhida.

Diante dessa onda de desinformação, antes de acreditar ou compartilhar vídeos e postagens sobre o FGTS, é fundamental consultar fontes confiáveis, sempre se baseando em informações oficiais.

Com informações do Estadão

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também