A Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) celebra neste mês 132 anos de prestação de serviço público voltado ao empreendedorismo no estado.
Fundada em 19 de julho de 1890, pouco depois da Proclamação da República, a instituição é uma autarquia em avançado processo de transformação digital, e vem apresentando, nos últimos anos, resultados que comprovam sua relevância para o bom momento vivido pela economia paulista.
Alguns dos indicativos são os sucessivos recordes nos números de empresas abertas. O ano de 2021 foi o melhor da série histórica realizada pela JUCESP, desde 1998, quando foram registradas as aberturas de 288.502 novos empreendimentos. E, em 2022, SP manteve sua ascensão na retomada econômica.
No primeiro semestre deste ano, o estado registrou 150.392 novos negócios. Número 36,77% maior comparado aos registros feitos nos primeiros seis meses de 2019, quando foram abertas 109.957 empresas.
“Este aumento de 2019 para 2022 permite compararmos um período anterior à pandemia ao momento atual, no qual a economia paulista já viveu seu momento de retomada, e, hoje, segue crescendo, o que caracteriza o espírito empreendedor do estado”, pontua Ademar Bueno, vice-presidente que responde pelo expediente da JUCESP.
O aumento contínuo de novas empresa é explicado pela digitalização de serviços da JUCESP, em um movimento de transformação digital cujo marco inicial pode ser definido em outubro de 2019, quando foram lançados dois novos sistemas: o VRE|Digital, que permite o registro totalmente digital de empresas, bem como parte das alterações possíveis. Como o processo de melhorias é contínuo, o trabalho de inclusão de novas alterações já está em andamento.
Outro sistema importante é o Integrador Estadual REDESIM, que reúne em uma única plataforma todos os órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos na abertura, legalização e fechamento de empresas.
Ampliar o alcance deste serviço também é tarefa cotidiana na Junta que, no início deste mês, alcançou a importante marca de 500 municípios conveniados, o que corresponde a 96% dos CNPJs do estado e permite aos empreendedores destas cidades utilizar os serviços da entidade com mais praticidade, abrindo empresas em menos de 24 horas.
O trabalho passa também por ouvir os usuários a fim de entender suas experiências e assim manter a melhoria constante dos serviços. Em abril desse ano a JUCESP iniciou pesquisas com seus usuários presenciais e digitais.
A qualidade do atendimento foi considerada boa ou ótima por 83,8% dos usuários presenciais, enquanto o atendimento virtual obteve uma nota média de 93 de 100 pontos possíveis.
“A economia paulista é muito diversificada e dinâmica. Por isso, a JUCESP estará sempre evoluindo para atender as necessidades dos empreendedores”, conclui Ademar Bueno.
Fonte: Assessoria de Imprensa da JUCESP