Nesta terça-feira (28), a Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, realizou a “Operação Cariogênicos” com objetivo de combater esquema de venda e apresentação de recibos odontológicos falsos na declaração do Imposto de Renda (IR).
As investigações revelaram que a transmissão das declarações do IRPF foram feitas de um único computador na Região Metropolitana de Belo Horizonte e a contadora em questão transmitia a obrigação utilizando recibos de dentistas com consultórios em outros estados e de clínicas que não estão mais em atividade.
Com a apresentação das despesas médicas, os contribuintes podiam deduzir os gastos de suas declarações, reduzindo os valores a pagar ao fisco ou até mesmo conseguindo restituições indevidas.
O superintendente da Receita Federal afirmou que foram R$ 3 milhões em recibos que não eram idôneos, impactando diretamente na questão do Imposto de Renda.
Além de tudo isso, a profissional em questão está com seu registro profissional inativo junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Os investigados nessa ação poderão responder pelos crimes contra a ordem tributária, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. A Receita Federal, por sua vez, informou que já autuou alguns contribuintes que tiveram suas declarações de IR verificadas.
A Receita Federal já conseguiu atuar alguns desses contribuintes envolvidos na fraude que tiveram as declarações verificadas.