Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias faturou R$168 bilhões entre o quarto trimestre de 2019 e o terceiro trimestre de 2020. E neste momento, mesmo durante a pandemia elas ainda são uma boa aposta. O investimento em franquias sempre foi vantajoso pois é possível iniciar o negócio com todo o apoio de treinamentos e força da marca, além de todo o conhecimento que pode ser compartilhado para assegurar o sucesso.
No cenário atual, várias franquias estão diversificando suas formas de negociação, trazendo propostas favoráveis para ampliação de suas redes, aproveitando o momento em que muitos estão buscando novas oportunidades para se tornarem empreendedores.
“Nesse momento de pandemia a franquia ainda é uma ótima opção, mas precisa ser selecionada com cautela. É necessário ver o mercado nesse momento de crise, por exemplo, se for algo essencial, como alimentação se puder trabalhar com entregas a domicílio; franquias de produtos farmacêuticos e outras necessidades; franquia de marketing digital, pois hoje é o momento para entrar nesse meio e todas as empresas estão se movendo para o digital e muitas não sabem como”, explica Caio Cunha, presidente da WSI Master Brasil, empresa de franquias de marketing digital.
Não é só a área digital que está em alta, de acordo com Vicente Di Cunto, co-fundador da Pastificio Primo, rede de franquias de massas, as lojas não tiveram impacto em termos de faturamento significativo, principalmente durante as fases de fechamento. “No último final de semana em que foi decretado fase vermelha no Estado de São Paulo, por exemplo, faturamos mais de 10% acima em comparação aos anteriores. Até o final da pandemia, cerca de 50% dos restaurantes vão fechar as portas, então quando a demanda voltar, quem estiver presente, com qualidade e preço, vai ter um mercado muito mais promissor para crescer e expandir”, afirma.
Para aqueles que buscam diversificar a renda, novos empreendimentos e enfim a oportunidade de ter o próprio negócio, vale a pesquisa dentro da cidade de atuação quais franquias seriam viáveis.