A declaração do Imposto de Renda é uma etapa anual desafiadora para os contribuintes, mas pouco se fala da outra parte tão impactada neste momento, o profissional contábil. Com regulamentações em constante mudança e demandas por precisão e conformidade, os contadores enfrentam uma carga considerável de trabalho para garantir que seus clientes cumpram todas as obrigações fiscais.
O CEO do banco para pequenos e médios empreendedores Linker, Daniel Benevides, destaca que a tecnologia desempenha um papel crucial nesse processo. “Com a chegada de diversas ferramentas e possibilidades de melhoria, é esperado que os contadores adotem tecnologias que otimizem e acelerem os processos, para que possam oferecer um serviço de qualidade, com maior rapidez aos clientes e evitando falhas”, afirma Benevides.
Com grande experiência no setor financeiro e atento às atuais necessidades dos contadores, Daniel destaca como as ferramentas tecnológicas podem simplificar tarefas complexas, como a organização de documentos, cálculos precisos e acompanhamento das mudanças regulatórias. “A tecnologia não apenas aumenta a eficiência do trabalho dos contadores, mas também reduz o risco de erros e melhora a colaboração com os clientes”, adiciona Benevides.
Durante este período, os profissionais podem se beneficiar significativamente de tecnologias como:
Software de Contabilidade online:
Plataformas de contabilidade online oferecem recursos que simplificam a organização de dados financeiros, automatizam tarefas rotineiras como reconciliação bancária e categorização de transações, e permitem o acesso seguro aos registros contábeis a qualquer momento e de qualquer lugar.
Digitalização de documentos:
Aplicativos de digitalização de documentos permitem que os contadores capturem e armazenem eletronicamente recibos, faturas e outros documentos relevantes, reduzindo a necessidade de manter arquivos físicos e simplificando o processo de localização de informações durante a preparação da declaração.
Colaboração online:
Ferramentas de colaboração online permitem que contadores e clientes compartilhem documentos de forma segura e colaborem em tempo real na preparação da declaração do Imposto de Renda, facilitando a comunicação e o compartilhamento de informações.
Fonte: Linker