Quando as atividades de uma empresa são orientadas por resultados, os colaboradores podem usufruir de uma organização interna focada em objetivos comuns. Esse modelo, chamado de gestão por resultados, tem ajudado as companhias a trabalharem com maior eficiência.
A gestão por resultado é orientada por um conjunto de metas que a empresa planeja alcançar em curto, médio ou longo prazo. Os resultados desejados são baseados em necessidades dos clientes e oportunidades do mercado de forma a melhorar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
Como funciona a gestão por resultados
A gestão por resultado começa com um planejamento para definir os objetivos e os resultados esperados. Após a implementação, o monitoramento se torna uma tarefa essencial para garantir que esses resultados sejam alcançados.
O alcance dos resultados é priorizado em absolutamente todas as atividades e por todos os profissionais que compõem a empresa. O objetivo da gestão por resultados é engajar os profissionais em torno de objetivos comuns e aumentar a performance de toda a equipe.
A implementação de uma gestão por resultado depende, essencialmente, de bons valores cultivados dentro do escritório. Pode-se resumir esses valores em três fatores: transparência, objetividade e engajamento.
Transparência
Quando a transparência é agregada à cultura corporativa, os colaboradores se sentem mais comprometidos com a visão de futuro da empresa. A razão para isso é que eles entendem a missão e se sentem engajados em compartilhar ideias, exibir sua criatividade e trazer inovação para alcançar os resultados esperados.
As empresas que adotam o conceito de liderança transparente percebem um vínculo mais forte de confiança de seus colaboradores em buscar esforços que, do contrário, não seriam alcançados tão facilmente.
Objetividade
A objetividade na comunicação corporativa deve ser uma via de mão dupla. Os funcionários ficam mais engajados com os objetivos quando a liderança comunica continuamente as estratégias da empresa de uma maneira direta e clara. Da mesma forma, os líderes estão mais comprometidos quando recebem feedbacks claros dos funcionários.
Muitos funcionários sentem que seus empregadores não são diretos com a visão da empresa e não lhes fornecem as informações corretas para serem realmente bem-sucedidos em seus trabalhos. Isso cria uma falta de confiança e uma enorme queda no nível de comprometimento para buscar metas em curto ou longo prazo.
Engajamento
Uma gestão por resultado só pode se desenvolver quando há uma adesão natural dos funcionários aos objetivos e à visão de futuro propostos pela empresa. Para isso, no entanto, não basta formular boas metas em curto ou longo prazo. Existe uma tarefa diária que tem a ver com o engajamento dos funcionários na rotina de trabalho.
Esse engajamento depende de vários fatores, incluindo o reconhecimento de bons desempenhos por parte dos gestores, uma comunicação eficiente da empresa e uma compreensão da missão da empresa e dos esforços de engajamento.
Como aplicar gestão de resultados
Os resultados de uma empresa não surgem de uma sequência de tarefas, mas sim de ações para atingir os objetivos organizacionais.
Portanto, para melhorar a produtividade dos funcionários com uma gestão por resultados, é importante definir objetivos claros e métricas para avaliar o progresso da sua equipe.
Redefinir objetivos da empresa
Os objetivos precisam ser claros, mensuráveis, limitados em número e com prazos determinados. Ao mesmo tempo, eles devem ser baseados em resultados reais da empresa, isto é, será preciso considerar o histórico de resultados para criar objetivos realmente viáveis de serem alcançados nos próximos meses ou anos.
Para começar, avalie o desempenho da empresa em relação aos objetivos traçados até então. Com essas informações, será mais fácil formular novas metas e, quem sabe, utilizá-las para um novo cenário.
Monitorar processos
O monitoramento é uma das partes mais complexas de uma gestão por resultado, porque depende de uma regularidade nas análises e de boas ferramentas.
Utilizar softwares de planejamento de projetos corporativos ou até mesmo aplicativos para essa tarefa podem ser boas alternativas.
Para isso, encontre a tecnologia que permite que a meta seja dividida em etapas menores que possam ser rastreadas e monitore essas etapas com lembretes e relatórios.
Avaliar progresso
Avaliar o progresso é uma parte vital de qualquer atividade orientada por resultados. Para medir o desempenho, você precisa acompanhar as métricas de negócios relevantes.
É importante que as métricas sejam selecionadas com base nos objetivos a serem alcançados e nos resultados planejados pela empresa.
O objetivo do monitoramento é descobrir problemas para que você possa superá-los. Caso perceba que as coisas não estão indo como o esperado, converse com a equipe ou oriente líderes de departamento para tomar essa iniciativa.
Valorizar funcionários
A valorização dos funcionários compõe um dos pilares da gestão por resultados citados anteriormente: o engajamento. Isso demonstra que se sentir valorizado no trabalho aumenta mais do que apenas a satisfação de um funcionário. O reconhecimento por parte dos gestores tem um impacto profundo em toda a empresa.
Entre as maneiras de mostrar apreço por resultados grandes e pequenos da sua equipe estão enviar uma carta sincera de agradecimento, um presente ou uma recompensa financeira.
Busca por resultados
Uma busca saudável por resultados ajuda os líderes e o RH a definir prioridades e manter suas equipes focadas nas atividades certas.
Para implementar o modelo de gestão por resultados na empresa, não se esqueça de incentivar a criação de novas metas, reunir métricas adequadas e adotar as tecnologias certas.
Dessa forma, será possível manter os altos níveis de produtividade, eficácia e determinação na sua equipe.
Com informações do Blog PontoTel