A Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizam neste domingo (6) a aplicação do Exame de Suficiência 1/2025, etapa fundamental para bacharéis e estudantes do último ano de Ciências Contábeis que buscam o registro profissional.
Organizado pela FGV, o exame será realizado em diversas cidades do Brasil, e os candidatos devem comparecer com antecedência aos locais de prova, respeitando os horários e exigências do edital.
Tanto o CFC quanto a FGV têm reforçado a necessidade de o candidato chegar no local de sua prova com antecedência mínima de uma hora e trinta minutos do horário fixado para o início do exame.
Os portões de acesso aos locais serão fechados às 9h30, de acordo com o horário oficial de Brasília/DF.
O que levar no dia da prova
- Documento oficial de identificação com foto;
- Caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente;
- Comprovante de inscrição ou o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Itens permitidos no local da prova
A banca examinadora permite que cada um leve sua bolsa, mochila e outros pertences. No entanto, ao ingressar no local onde a prova será realizada, o examinando deve se comprometer a acomodar seus objetos ao lado ou embaixo da respectiva carteira ou mesa.
Alimentos de rápido consumo também serão permitidos. O edital recomenda que comidas e bebidas sejam armazenadas em embalagens transparentes e sem rótulos que impeçam a visualização de seu conteúdo. Os fiscais poderão inspecionar qualquer embalagem trazidos para a sala, conforme dispõe o edital.
Uso da calculadora
Além dos itens citados, o candidato poderá portar calculadora, desde que não tenha a função de armazenamento de texto. Para facilitar a identificação dos modelos que atendam a esse requisito, o edital recomenda a utilização das seguintes calculadoras: HP 12C; Casio FX 82MS; KK-82MS-D; Casio HR 8RC; Dotad CCD-1501 DX208; Casio FX-82ES Plus; e ECOODA EC-82MS. Caso o candidato opte por levar algum outro modelo não constante na relação elencada, ele deverá aguardar a análise pela FGV e pelo CFC, conforme dispõe o edital.
Correção dos dados cadastrais
Outro ponto que o candidato deverá estar atento no dia da prova é sobre eventuais erros de digitação no nome, número do documento de identidade, ou outros dados referentes ao cadastro do examinando. Ao serem detectados, o candidato deve solicitar ao fiscal da sala a pronta alteração.
A correção dessas informações somente poderá ser feita no ato da checagem desses dados pelo candidato, mediante a conferência do documento original de identidade quando do ingresso do examinando no local de provas pelo fiscal de sala.
Além dessas dicas, é importante que o candidato confira no edital informações sobre trajes e acessórios de vestimenta, tempo mínimo de permanência no local do exame e o prazo para sair com o caderno de provas, além de casos que possam levar à anulação da prova.
Com informações CFC