Se um dia o marketing digital foi apenas uma opção ou apenas um acessório para os escritórios de contabilidade (e para diversos outros), a pandemia mostrou que a presença online reforça marcas, imputa credibilidade e ainda serve para acompanhar e informar os clientes sobre serviços e produtos oferecidos.
Além disso, em um momento onde não é possível sair de casa e as buscas e aconselhamentos são feitas totalmente online, é imprescindível ter sua marca no local usado para buscas do consumidor.
Por isso, é necessária a criação de estratégias de marketing para que as contabilidades se diferenciarem no meio digital, desenvolvendo técnicas que promovam a visibilidade online.
Muitos serviços já são realizados online: preenchimento do Imposto de Renda dos clientes, troca e envio de documentos, conversas no WhatsApp e muitos outros. Agora é o momento de mostrar tudo que a empresa pode oferecer e a facilidade de não precisar sair de casa para isso.
Dicas para fazer o marketing digital do escritório
Criação de um site responsivo e intuitivo
A contabilidade precisa ter um site, um blog ou até páginas nas redes sociais para marcar presença e informar por meio destes os serviços que trabalha, as facilidades oferecidas, formas de contato e até formas de pagamento que trabalham.
Uso do SEO
O Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas para melhorar o ranqueamento nas páginas de busca. Quanto melhor ranqueado no Google, melhor a visibilidade para quem procura.
Hoje existem profissionais de marketing voltados somente para o desempenho dessa ferramenta.
Referências e feedbacks
Seja qual for o meio escolhido (redes sociais, site ou blog) é possível fazer a publicação de feedbacks positivos de clientes reais, basta solicitar àquele cliente ou empresa que tem um bom contato e que teve uma boa experiência o aval para divulgar sua opinião.
Isso traz proximidade com o cliente final, além de confiança na marca.
Acompanhamento de métricas
Com o marketing digital é possível analisar e acompanhar as métricas estabelecidas, sabendo se as estratégias escolhidas foram eficientes ou não. Determinando um objetivo, é possível avaliar de forma objetiva se foi alcançado ou não.