Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostram que uma das principais ideias de negócio em 2020 foi a montagem de escritórios de consultoria.
A oferta de consultoria ajuda o cliente e as empresas a potencializarem sua gestão e aumentarem oportunidades de negócios. O Sebrae lembra que profissionais da área podem atuar em muitos segmentos, como estratégia, operações, financeiro, tributário, tecnologia e inovação.
Diante dessa demanda em alta, a instituição preparou 10 dias para quem quer abrir um escritório de consultoria. Confira!
O que é preciso para entrar no segmento de consultoria?
Mercado: o crescimento das consultorias está ligado à necessidade das empresas de crescer, enfrentar crises e criar estratégias para manter a competitividade. Portanto, fique de olho no mercado!
Conhecimento: atuar no campo da consultoria exige que o profissional tenha conhecimento e habilidades na área em que vai atuar. É importante ter capacidade analítica e uma postura ética, pois seus conselhos podem influenciar diretamente a tomada de decisão das empresas.
Localização: é totalmente possível ter atuar no formato virtual, sem a necessidade de um escritório físico. Para quem deseja ter um espaço físico para reuniões e atendimentos esporádicos, alugar um coworking é uma opção.
Equipe: a maioria dos escritórios de consultoria conta com profissionais que atuam individualmente ou com equipes de consultores, que são classificados pelo nível de experiência.
Prospecção: este é o primeiro contato entre empresa e consultoria. Nesta fase, os consultores mostram seu portfólio e tudo que podem fazer para ajudar o empreendimento a crescer.
Criatividade: as empresas buscam consultores que tragam inovações, novidades para o segmento, e soluções criativas para os problemas comuns do dia a dia. Seja esse profissional para ganhar o mercado que está investindo.
Clientes: fique sempre em contato com seus clientes, observe se as ações estão sendo implantadas e se os resultados estão agradando.
Conhecimentos específicos: uma empresa do segmento imobiliário possui interesses diferentes de uma organização do setor alimentício, por exemplo. Por isso, é essencial que o consultor tenha um conhecimento aprofundado sobre a área de atuação do cliente. Mesmo que a opção seja uma pequena consultoria, é fundamental ter velocidade nas decisões e reduzir as possibilidades de erro.
Estratégias: usar a tecnologia para reduzir custos para o cliente, focar no relacionamento e não somente na receita, e explorar pontos nebulosos dentro de alguns segmentos são ideias para atrair mais clientes.
Planejamento financeiro: ter uma reserva de recurso para troca de equipamentos eletrônicos ou aquisição de sistemas mais modernos é uma necessidade deste modelo de negócio, portanto, planeje-se.