Com o avanço da tecnologia, diversos ambientes estão se tornando cada vez mais digitais e isso não é diferente na contabilidade.
Dentro desses ambientes, ganhar tempo para focar na estratégia do negócio é algo precioso e, para isso, o processo começa com a automação dos lançamentos contábeis e no uso de ferramentas que tornam a rotina ainda mais eficaz.
Para o vice-presidente do SERAC, Jhonny Martins, muitos contadores ainda trabalham com serviços manuais, o que faz com que não haja tempo para se dedicarem ao que realmente importa.
“O contador precisa entender que tempo é o seu maior ativo, por isso, ao automatizar as tarefas do escritório, ele e seu time conseguem focar no que é realmente estratégico dentro do ecossistema”, aconselha Martins.
O especialista ainda acrescenta que atividades repetitivas e longas não devem fazer parte da rotina de uma empresa contábil. Elas são atividades importantes para cumprir com prazos e obrigatoriedades, no entanto podem e devem ser feitas de maneira ágil e com o uso de tecnologias sempre que for possível.
“Apenas assim sobra tempo para focar em projetos e frentes estratégicas, que fazem uma empresa contábil crescer”, afirma o vice-presidente do SERAC.
Trazendo como exemplos cotidianos, Martins menciona a substituição de documentos físicos por documentos digitais, além de usar ferramentas de gerenciamento de projetos internos e dispositivos de automação contábil no escritório.
“É necessário transformar a operação em automatização sempre que possível. Ao automatizar lançamentos contábeis de forma ágil, o contador consegue se concentrar no que realmente agrega valor ao seu cliente. Temos diversos exemplos de empresas que passaram a ganhar agilidade e agregar mais valor ao negócio ao adotarem a automatização”.
Com informações Carolina Lara Comunicação