Nos dias 20 e 21 de outubro aconteceu o 5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis. Realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), o evento reuniu cerca de 4 mil pessoas no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro.
Em seu discurso de abertura, o presidente do CFC, Aécio Dantas, ressaltou que a missão do encontro é “fazer com que os participantes possam transformar as suas vidas e, por meio da contabilidade, transformar as vidas de outras pessoas.”
Já o presidente do CRCRJ, Samir Nehme, a realização do evento em terras cariocas foi um grande sonho. Ele destacou a importância de falar com jovens, que são o futuro da profissão contábil.
“Seja a mudança que você quer ser para o mundo. Omissão não muda a vida das pessoas, mas sim, a ação”, disse ao público em seu discurso de abertura.
Primeiro dia ENJLC
O evento também contou com palestrantes renomados no mercado.
A empresária contábil Mayara Junges falou sobre a necessidade de entender as dores do cliente e saber resolvê-las para empreender na contabilidade.
“É preciso saber vender os seus serviços. Ninguém vende declaração de imposto e balancete, mas sim tranquilidade, segurança e regularidade”.
Em seguida, a consultora trabalhista Natália Santos falou sobre o novo perfil do profissional do Departamento Pessoal (DP) e a importância de estudar, adquirir habilidades e ter atitudes.
Já o contador e CEO da OmegaPrice, Eliandro Prado, explicou que a forma de produzir e entregar contabilidade está mudando. “O BPO Financeiro cria uma ponte entre empresário e o contador. Alem de ser um remédio que ajuda o cliente a se organizar, permite que o profissional aumente o seu lucro e triplique os resultados”, afirmou.
Além disso, o público pode conferir um painel sobre perspectivas de mercado de acordo com a nova legislação brasileira e assinatura de parceria CFC/CBF, com a participação do ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello.
E para finalizar o primeiro dia, o Vice-presidente do CRCRJ, Rafael da Silva Machado, a Coordenadora Nacional do CFC Jovem, Tatiana Fernandes, e a membro do grupo técnico de instituições financeiras do Ibracon e coordenadora do Ibracon Jovem, Luana Aguiar Pinheiro Soares, participaram de um podcast ao vivo para falar sobre suas experiências na área contábil.
Segundo dia ENJLC
O segundo dia de evento foi marcado por temas ligados a tecnologia. O empresário contábil Altair Alves, que abriu o segundo dia de evento, alertou os participantes sobre a importância de se posicional no digital.
“O Google e o YouTube são as ferramentas mais utilizadas para buscas. Por isso, é preciso ter um blog e um canal. Isso te ajuda no crescimento, autoridade e captação do cliente”, explicou.
Em seguida, o especialista em nova economia, Carlos Oshiro, falou sobre as transformações tecnológicas nos negócios.
“A velha economia é baseada vendas e preço, já a nova, em lucratividade e entrega de valor. Não entregue só balancetes. Entregue soluções para as dores do seu cliente”.
Para isso, o empresário contábil Jhonny Martins explicou a importância de ser um profissional de atitude. “Para ter sucesso é preciso pensar e agir como dono. Entregar soluções.”Entre as oportunidades de mercado mencionadas está o metaverso. A sócia-Diretora de Innovation & Digital Transformation da KPMG no Brasil, afirmou que é a próxima revolução industrial. Contudo, reforçou que as máquinas não conseguirão substituir as emoções e a proximidade humana.
O evento também contou com um standup do influenciador digital Contador Revoltado, Lucas Lima, que tratou as rotinas contabeis de forma leve e bem humorada.
Por fim, o contador e presidente do CRCCE falou sobre a importância de ter conhecimento técnico para a classe ser valorizada.
Dê o play e confira o vídeo completo.