Nesta quarta-feira (10), o governo federal publicou um decreto prevendo a ampliação do número de vagas para cadastro-reserva do Concurso Nacional Unificado, apelidado de Enem dos Concursos.
Conforme a norma, o concurso previa que o quantitativo do cadastro-reserva seria o dobro da quantidade de vagas, porém elas ainda serão definidas em edital, com mais vagas do que o previsto anteriormente.
Com a quantidade anterior, segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, diversos órgão da administração pública passariam por dificuldades ao preencher as vagas que acontecem ao longo do tempo.
Pelo novo decreto, o limite de candidatos aprovados no concurso será definido também definido em edital e os candidatos não aprovados no quantitativo máximo, ainda que tenham atingido a nota mínima, estarão automaticamente reprovados.
Por outro lado, caso haja um empate, o normativo aponta que nenhum dos candidatos empatados na última classificação de aprovados será considerado reprovado.
Conforme mencionou a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, é que os aprovados no concursos poderão ser aproveitados, inclusive, em casos de excepcional necessidade de serviço público, tal como é nas contratações temporárias.
Sobre esse tipo de situação, aqueles que forem convocados para serem contratados de maneira temporária continuarão na lista de espera para as contratações de cargo efetivo.
Cronograma Enem dos Concursos
Aqueles que se interessarem em candidatar-se no Concurso Nacional Unificado, devem ficar atentos aos prazos, por isso confira o calendário:
- Inscrições: 19 de janeiro a 9 de fevereiro;
- Divulgação dos dados finais de inscrições: 29 de fevereiro;
- Divulgação dos cartões de confirmação: 29 de abril;
- Aplicação das provas: 5 de maio;
- Divulgação dos resultados: 3 de junho;
- Divulgação final dos resultados: 30 de julho.
Saiba mais:
Enem dos Concursos: como funciona, oportunidades e saiba como participar
Enem dos Concursos: Concurso Público Nacional Unificado tem vagas para contadores