Em quarta queda seguida, indicador de emprego da FGV atinge em fevereiro menor nível desde 2020

Em quarta queda seguida, indicador de emprego da FGV atinge em fevereiro menor nível desde 2020

O mercado de trabalho segue buscando retomar seu nível pré-pandemia, mas apesar do fim das restrições de circulação e retomada do comércio, as oportunidades não estão acompanhando as demandas daqueles ainda desempregados.

O Indicador Antecedente de Emprego do Brasil (iAEmp), da Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 1,4 ponto em fevereiro, atingindo 75,1 pontos, registrando o menor nível desde agosto de 2020.

O número é o mais baixo em um ano e meio e acontece após a queda pelo quarto mês consecutivo do indicador, revelando uma recuperação mais lenta do mercado de trabalho em 2022 do que aconteceu em 2021.

“Os últimos resultados sugerem que a recuperação do mercado de trabalho deve ser mais lenta do que a ocorrida em 2021. O ambiente macroeconômico difícil e potenciais riscos de aumento da incerteza global não permitem vislumbrar uma mudança na trajetória do indicador no curto prazo”, disse em nota Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre.

Todos os componentes do IAEmp tiveram contribuição negativa em fevereiro, com exceção daquele que mede a Situação Atual dos Negócios no setor de Serviços, cuja contribuição foi de 0,5 ponto.

O maior destaque negativo foi o indicador de Situação Atual dos Negócios da Indústria, que descontou 1,0 ponto do IAEmp do mês.

Com informações CNN Business

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também