O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) começou a enviar nesta terça-feira (17) a carta-senha aos profissionais que possuem registro ativo nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs.)
O envio, que está sendo realizado por e-mail, possibilita que os profissionais participem das eleições para renovar um terço dos Plenários dos CRCs. A votação está programada para ocorrer em 13 de novembro de 2023. O voto é obrigatório, pessoal e sigiloso.
O documento contém uma senha pessoal temporária, permitindo o acesso ao sistema eletrônico das eleições por meio do site das eleições dos CRCs. No entanto, essa senha temporária deve ser substituída por uma senha definitiva, conforme as instruções fornecidas na carta-senha.
O profissional que não receber o e-mail com a carta-senha durante a semana de 16 a 20 de outubro, deverá entrar em contato com o CRC de sua jurisdição para atualizar seu endereço de e-mail e, posteriormente, acessar o site do sistema para obter a senha temporária.
Para serem elegíveis para votar, tanto os contadores quanto os técnicos devem estar com suas situações cadastrais e financeiras regularizadas no CRC de sua jurisdição.
De acordo com o artigo 4º da Resolução CFC n.º 1.688/2023, que regulamenta as eleições diretas dos CRCs, há um prazo de até dez dias antes da data da votação para corrigir quaisquer inconsistências na situação financeira ou cadastral.
Os contadores e técnicos em contabilidade têm a opção de votar utilizando seu certificado digital do tipo e-CPF, e, nesse caso, não precisam trocar a senha temporária pela definitiva.
Vale lembrar que a ausência do profissional apto a votar na eleição gera multa.
Saiba mais:
Eleições CRCs 2023: confira as chapas habilitadas