As eleições de 2022 acontecem neste domingo (2). Um levantamento feito pelo Valor Econômico mostra que os 11 candidatos à Presidência da República gastaram, juntos, R$ 166,2 milhões em campanhas.
No primeiro turno das eleições de 2022, as campanhas dos presidenciáveis podem gastar, cada uma, no máximo, R$ 88,9 milhões. É um teto imposto pela legislação eleitoral. No segundo turno, se houver, há previsão de acréscimo de R$ 44,4 milhões.
Até agora, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT, é o que registra o maior montante de recursos contratados, de acordo com dados extraídos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir da prestação de contas parcial apresentada pelas campanhas.
Veja quanto cada candidato gastou até o momento:
- Lula (PT) – R$ 57,7 milhões
- Simone Tebet (MDB) – R$ 32,9 milhões
- Soraya Thronicke (União Brasil) – R$ 28,8 milhões
- Ciro Gomes (PDT) – R$ 26,2 milhões
- Jair Bolsonaro (PL) – R$ 15,1 milhões
- Felipe D’Ávila (NOVO) – R$ 1,5 milhão
- Padre Kelmon (PTB) – R$ 1,2 milhão
- Léo Péricles (Unidade Popular) – R$ 1,1 milhão
- Vera Lucia (PSTU) – R$ 903,5 mil
- Eymael (DC) – R$ 383,9 mil
- Sofia Manzano (PCB) – R$ 2,4 mil
Gastos eleitorais 2022
Os maiores gastos para a campanha das eleições de 2022 foram em produções de programas de rádio, televisão ou vídeo. Ao todo, foram R$ 57,7 milhões, considerando todos os candidatos.
Estão no topo da lista de gastos de quatro candidatos: Lula (R$ 25,9 milhões), Ciro (R$ 11,3 milhões), Soraya Thronicke (R$ 12,9 milhões), Felipe D’Ávila (R$ 506 mil).
É o segundo maior gasto de Jair Bolsonaro (R$ 5,8 milhões).
Em segundo lugar, estão os serviços prestados por terceiros. Ao todo, foram gastos R$ 39,4 milhões, considerando todos os candidatos.
Estão no topo da lista de quatro candidatos: Jair Bolsonaro (R$ 6,6 milhões), Simone Tebet (R$ 17,7 milhões), Padre Kelmon (R$ 1,2 milhão) e Vera (R$ 416 mil).
A publicidade impressa soma R$ 20,1 milhões. É um gasto significativo na prestação de contas de Lula (R$ 6,3 milhões), Ciro Gomes (R$ 5,9 milhões), Soraya Thronicke (R$ 3,8 milhões) e Simone Tebet (R$ 3,3 milhões).
Por fim, o impulsionamento de conteúdo nas redes soma R$ 8,1 milhões. No topo da lista estão Simone Tebet (R$ 2,7 milhões), Lula (R$ 2,5 milhões) e Ciro (R$ 1,6 milhão), mas também de Jair Bolsonaro (R$ 538 mil), Soraya Thronicke (R$ 510,5 mil) e de Felipe D’Ávila (100 mil).
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