No dia 22 de setembro é celebrado no Brasil o Dia do Contador. É importante lembrar que para atuar na área, além de ter o curso superior completo, ainda é necessário ter o Registro Profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CFC).
A data comemorativa surgiu como homenagem à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, que foi instituído no dia 22 deste mês do ano de 1945.
O curso de Ciências Contábeis, na época, foi oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), regulamentado pelo Decreto-Lei nº 7.988, assinado pelo então presidente da época, Getúlio Vargas.
Vale destacar que na época já existiam cursos de contador e contabilidade, porém em nível técnico.
Assim, o Decreto-Lei nº 7.988 permitiu a criação do primeiro curso superior no país, sendo assim, instituídos pontos importantes como:
- Disciplinas;
- Duração;
- Critérios para matrícula.
Na prática, o contador é um profissional capaz de atuar em atividades voltadas para a tributação, finanças e economia de uma empresa.
Além disso, o contador também pode desenvolver tarefas na área de:
- Perícia contábil;
- Controladoria
- Auditoria;
- Gestão empresarial;
- Mercado de seguros
Para quem quer saber mais sobre a área e se ainda vale a pena cursar Ciências Contábeis, clique aqui e garanta a sua participação na última live de aquecimento antes do Congresso Online Brasileiro de Contabilidade (CONBCON).
Com informações do Educa Mais Brasil