No mundo dos negócios, um dos pilares para ter sucesso é conseguir controlar as finanças, mas essa tarefa pode ser mais desafiadora do que parece.
Gerir uma empresa, ou até mesmo uma franquia, pode ser um empreendimento emocionante, apesar disso, muitos franqueados cometem erros na hora de fazer a gestão financeira, podendo levar a desafios significativos.
Diante disso, confira quais são os sete erros mais comuns nesse tipo de negócio e saiba evitá-los para não ter problemas futuros.
- Falta de planejamento financeiro adequado: é fundamental ter um plano financeiro abrangente que cubra todas as áreas de um negócio, incluindo projeções de fluxo de caixa, orçamento e metas financeiras a longo prazo;
- Ignorar a análise de dados financeiros: não se dedicar para analisar relatórios financeiros pode fazer com que os franqueados tomem decisões precipitadas e que poderão prejudicar seu negócio;
- Não reservar fundos para despesas inesperadas: ter uma reserva sólida é fundamental para lidar com situações imprevisíveis;
- Misturar finanças pessoais e comerciais: manter as contas separadas evita confusão e ajuda no rastreio de despesas comerciais, preparação de impostos e avaliação do desempenho financeiro real da franquia;
- Não buscar ajuda de profissionais: fazer o gerenciamento financeiro de uma franquia pode ser um tanto complexo, por isso, contar com especialista, como contadores, pode ajudar a evitar erros e otimizar as finanças;
- Não acompanhar o orçamento: não fazer esse acompanhamento pode resultar em desvios financeiros significativos para o negócio;
- Ignorar as flutuações de caixa: um fluxo de caixa, quando bem gerenciado, pode ajudar a suavizar as flutuações e manter a estabilidade financeira de uma franquia.
Em uma franquia, assim como em qualquer outro tipo de empreendimento, deve-se evitar esses erros comuns na hora de fazer a gestão financeira, para que assim o empreendedor garanta o sucesso do seu negócio.
Com informações do iFinance no LinkedIn