Planejar e organizar as movimentações financeiras da empresa é fundamental para não ter surpresas desagradáveis no futuro.
Mesmo o empreendedor que conta com uma consultoria financeira precisa ficar atento a alguns pontos essenciais. Então, vamos lá verificar os 5 erros que podem prejudicar sua empresa.
Falta de um planejamento financeiro
Sem planejamento uma empresa não sobrevive por muito tempo. É preciso ter metas e objetivos e traçar as melhores estratégias para conquistar os resultados esperados.
O que você espera alcançar neste ano? Quer aumentar as vendas? Pensa em investir? Qual o aporte necessário? Para esses questionamentos, a gestão financeira precisa ter respostas e caminhos recomendados, ou seja, um plano a seguir.
Além disso, precisa ser acompanhado mês a mês e ficar atento quando a rota planejada começa a ser desviada. Nesse caso, o plano deve ser reavaliado.
Descuido no controle de fluxo de caixa
Todos os recebimentos e despesas estão sendo devidamente registrados? Faça um acompanhamento desse fluxo de caixa, que pode impactar, e muito, no fechamento do mês.
Falta do controle de estoque
Não é aconselhável ter muitos produtos guardados, muito menos, não ter nenhum na hora da venda. Ou seja, o estoque precisa estar equilibrado.
Mas como saber a quantidade ideal para manter estocada?
É simples. Planeje a compra com os fornecedores em tempo e faça uma previsão de quanto deve ficar guardado.
Atualize sempre as entradas e saídas de material. Assim, você evita uma armazenagem desnecessária e também altos gastos emergenciais.
Falta de acompanhamento dos resultados
Não adianta ter um planejamento financeiro bem-feito se a implantação dele não tiver um acompanhamento acirrado. Crie rotinas de análise.
Caso algo esteja dando errado ou tomando outro rumo não previsto no planejamento, ainda haverá tempo hábil para mudanças e acertos.
Falha na análise de crédito
Começaram a aparecer clientes devedores? Sinal de alerta para a gestão financeira!
A empresa está vendendo para quem não possui um bom histórico e tem tendência a atrasos. Hora de virar o jogo e começar a estipular limites de crédito e verificar com muita atenção o perfil de compra do cliente.