Em 2024, o mercado contábil continua em evolução e de forma cada vez mais rápida, tendo em vista as novas tendências, os escritórios precisam agir cada vez mais rápido para não ficarem de fora dos processos de modernização
Assim como se percebe no cenário atual, a tecnologia em seus mais variados formatos se destaca impulsionando o crescimento escalável da contabilidade, trazendo olhares cada vez mais estratégicos para o setor, tirando os contadores das funções tradicionais e tornando-o cada vez mais um aliado estrategista do empresário nas tomadas de decisões.
Um outro ponto que também deve ser levado em consideração é o avanço da Inteligência Artificial (IA), que se consolidou para revolucionar a maneira como os processos contábeis são feitos.
Com essa chegada da IA, o mercado contábil se viu diante da capacidade de absorção de novas demandas, inclusive ajudando outros pequenos e médios escritórios, proporcionando assim uma oportunidade de expansão dos negócios e crescimento.
A fim de estar alinhado a essas evoluções, confira as cinco principais tendências que estão moldando a contabilidade.
- IA: a tecnologia pode ser usada de várias formas, desde uma tarefa mais simples até as mais complexas. Por meio dessa ferramenta, poderá haver uma análise de dados, capaz de detectar tendências, inconsistências e até mesmo novas oportunidades;
- Contabilidade contínua: trata-se de uma abordagem nova que tende a ser cada vez mais implementada nos escritórios contábeis e que promove maior agilidade e eficiência aos processos;
- Cibersegurança: as contabilidades desempenham um papel crucial na administração da economia nacional ao gerenciar os aspectos financeiros de várias empresas, além disso estão suscetíveis a serem visadas nesta onda de ataques;
- Contabilidade consultiva: vários aspectos são abordados nesse campo, tais como análise de dados dos clientes, planejamento tributário e financeiro, assessoria em gestão de negócios, elaboração de relatórios gerenciais, etc;
- Novos setores dentro das empresas contábeis: profissionais estão cada vez mais focados em ter um relacionamento mais estratégico, incluindo setores como qualidade, onboarding e marketing.
Com informações da HubCount – Inovação Contábil