Nesta semana celebramos o Dia do Contador no Brasil, comemorado no dia 22 de setembro, em uma homenagem aos profissionais da contabilidade, além do marco histórico da criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no país, em 1945.
Passados 77 anos, o contador ainda é visto por muitos como um profissional conservador no mercado, mas existem muitas oportunidades para se atualizar, apostar em novas ferramentas para melhorar o seu serviço e facilitar sua rotina.
“Embora o surgimento de fintechs e aplicativos de gestão, além de outros avanços tecnológicos, tenham pressionado o setor a se modernizar e otimizar o tempo de serviço, ainda é possível adotar novas ferramentas e soluções e revolucionar a atividade”, propõe contador e CEO da fintech Rupee, do segmento contábil, Guilherme Baumworcel.
Baumworcel lembra que o uso da tecnologia não beneficia somente os profissionais da área, mas também os seus contratantes. Para ressaltar a importância da tecnologia no dia a dia do contador, o CEO indica três recursos que podem facilitar a vida do profissional:
Inteligência Artificial
A inteligência artificial pode ser usada em várias etapas dentro de um escritório de contabilidade, permitindo a flexibilização de serviços e realocação de pessoal para tarefas mais complexas.
“Uma das vantagens da Inteligência Artificial bem aplicada em um escritório é permitir que a equipe de colaboradores se dedique a tarefas mais complexas ou estratégicas e à solução de possíveis problemas, enquanto a tecnologia faz o trabalho mais simples, de forma automatizada”, explica o CEO.
Ela também pode ser utilizada como estratégia de marketing na captação de novos clientes, já que é capaz de rastrear a busca do consumidor e apresentar opções e produtos semelhantes, além de melhorar a experiência do usuário, mensurando estratégias de relacionamento entre escritório e cliente.
Outra grande ferramenta de inteligência artificial são as plataformas de gestão inteligente, em que é possível acompanhar o desempenho dos colaboradores em mais detalhes, facilitando ao gestor a análise de performance e a identificação de dificuldades e de oportunidades de otimização.
Business Intelligence
O Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios, são combinações de análises que mineram dados coletados por meio de um software inteligente a fim de auxiliar na tomada de decisão e acompanhar resultados.
“É uma ferramenta de suporte à gestão do negócio. Você consegue coletar dados de e-mails, arquivos salvos na nuvem, planilhas, ferramentas analíticas e até nas redes sociais. Essas informações são filtradas e analisadas pelo software de Business Intelligence e ele gera um relatório, permitindo mais agilidade e segurança nas tomadas de decisões e também mostrando os resultados que podem impactar diretamente o crescimento e os investimentos da empresa”, comenta Baumworcel.
ERP
Enterprise Resources Planning, ou Sistema integrado de gestão empresarial, são sistemas de integração empresarial que auxiliam na administração das atividades e garantem a automação de processos e a otimização do tempo.
Segundo o CEO, é comum encontrar quem diga que ERP são para grandes negócios ou empresas, mas não é verdade. Essa tecnologia pode beneficiar pequenas, médias e grandes empresas, integrando e organizando em um único sistema todos os dados e processos das empresas combinado com o escritório contábil.
“No caso do contador, dizer ao cliente que possui um sistema de ERP pode ser uma forma de garantir que o escritório está por dentro das tecnologias e possui fácil acesso às informações que podem auxiliá-lo em suas demandas contábeis”, diz o CEO.
Com informações Rupee e Agência NoAr