Comissão do Senado vota hoje (12) projeto de redução de jornada de trabalho sem perda salarial.

Comissão do Senado vota hoje (12) projeto de redução de jornada de trabalho sem perda salarial.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal se reúne nesta terça-feira (12) para votar um projeto de lei (PL) que propõe a redução da jornada semanal de trabalho sem impacto salarial. 

Este projeto, de autoria do senador Weverton (PDT-MA) e relatado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), tramita em caráter terminativo, significando que, se aprovado, seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados, onde passará por trâmites e necessitará de aprovação antes de ser encaminhado à sanção presidencial.

O relatório apresentado por Paim destaca que a redução da jornada atende às demandas do ambiente de trabalho moderno, visando aprimorar a qualidade de vida do trabalhador e, consequentemente, impulsionar a produtividade. 

Pesquisas citadas no relatório indicam que a diminuição da jornada pode resultar em ganhos de produtividade, estimulando o crescimento econômico e contribuindo para a saúde mental e física dos trabalhadores.

Uma emenda acatada por Paim autoriza a compensação das horas reduzidas mediante acordo entre as partes e com a aprovação das entidades sindicais, evitando a necessidade de uma convenção coletiva para tratar do assunto. 

O senador ressalta que a redução poderia resultar na criação de mais de 3 milhões de empregos, e uma diminuição adicional para 36 horas semanais poderia gerar aproximadamente 6 milhões de novos postos de trabalho, conforme pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). 

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também

RFB libera versão 10.0.15 do Programa da ECF

RFB libera versão 10.0.15 do Programa da ECF

Já está disponível na página do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) uma nova atualização do programa da ECF, a versão 10.0.15, que deve ser utilizado para transmissões de arquivos da ECF...

ler mais