Comissão aprova PL que permite pequenas empresas abaterem salário-maternidade de tributos federais

Comissão aprova PL que permite pequenas empresas abaterem salário-maternidade de tributos federais

Foi aprovada pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL) que permite as micro e pequenas empresas (MPEs) abaterem o salário-maternidade de qualquer tributo federal.

Conforme descrito na lei, todas as seguradas do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) têm o direito ao salário-maternidade e, atualmente, as empresas fazem o desconto dos valores pagos na hora do recolhimento da contribuição previdenciária.

Segundo a relatora e deputada, Laura Carneiro, é recomendada a aprovação do substitutivo da antiga Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio para o PL 125/11.

“Micro e pequenas empresas poderão ser ressarcidas pelo salário-maternidade sem gerar atrasos na concessão dos benefícios”, disse Laura Carneiro no parecer.

De acordo com o entendimento da relatora, o reembolso pode chegar a demorar meses, da forma que acontece atualmente.

O substitutivo aprovado está anexado ao PL 1219/11, do Senado Federal e a intenção é transferir o pagamento do salário-maternidade de algumas micro e pequenas empresas para a Previdência Social, no entanto, esse texto acabou sendo rejeitado.

Agora, os próximos passos são a tramitação da proposta em caráter conclusivo e a análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais:

Entenda quem tem direito ao salário-maternidade e como solicitar

Com informações da Agência Câmara dos Deputados

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também

RFB libera versão 10.0.15 do Programa da ECF

RFB libera versão 10.0.15 do Programa da ECF

Já está disponível na página do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) uma nova atualização do programa da ECF, a versão 10.0.15, que deve ser utilizado para transmissões de arquivos da ECF...

ler mais